Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é tema de reflexão na Itepa Faculdades

Na manhã do dia 19 de junho de 2023, os alunos da disciplina de Comunicação do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades contaram com a participação do Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Marco Aurélio Petry. O tema abordado na aula foi a Lei Federal 13.709 – agosto 2021, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa defender os direitos da personalidade, que são intransmissíveis e irrenunciáveis. O intuito desta aula foi trazer presente o papel da Igreja, enquanto instituição, sobre o bom uso dos dados.
Hoje estamos cada vez mais expostos, sobretudo com o avanço da tecnologia e, por sua vez, a LGPD serve para proteger e assegurar a dignidade de cada ser humano. A palavra fundamental da LGPD é consentimento, ou seja, sempre que algum dado pessoal é exposto em um cadastro online ou até mesmo de forma analógica, cada indivíduo tem o direito (e dever) de consentir os fins para os quais seus dados possam ser utilizados. O consentimento é sempre uma cláusula contratual, ou seja, uma manifestação bilateral contratual, salientou o Pe. Marco Petry.

Com o advento das redes sociais, cada vez mais presentes como ferramentas de comunicação, tomar conhecimento desta Lei auxilia na qualificação da evangelização e da missão do teólogo e missionário.

Júlio Verno Fogassa Gehm

Acadêmico da Itepa Faculdades