Encontro com Supervisores de Estágio 2023: desafios para a ação evangelizadora

A Itepa Faculdades realizou um encontro reunindo acadêmicos, professores, supervisores de estágio, formadores e coordenadores diocesanos de pastoral na manhã de 17 de abril de 2023. O encontrou foi coordenado pelos professores de Metodologia e Prática Pastoral.

Inicialmente houve uma oração coordenada pelo Setor Religioso do Daitepa. Em seguida, em nome da Direção, o Pe. Ivanir Antonio Rampon fez uma acolhida reportando-se à Oração do Ano Vocacional 2023 que afirma: “Senhor Jesus… ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão…”.

Duas foram as questões chaves do encontro: 1) Quais são as “novas situações” para a ação evangelizadora, provenientes da covid-19, das tensões políticas pós-eleições…? 2) Quais são as perspectivas que emergem do magistério do Papa Francisco, das nossas Igrejas particulares e de nossas comunidades? Todos os participantes receberam as questões anteriormente para meditarem, rezarem e partilharem as repostas no encontro.

Os coordenadores diocesanos de pastoral fizeram sua exposição: Pe. Vagner Raiz (Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, PR), Pe. Anélio Cantoni (Diocese de Chapecó, SC), Pe. Ari Antonio dos Reis (Arquidiocese de Passo Fundo – RS), Pe. Henrique Vicente Bittencourt (Diocese de Lages, SC) e Pe. Rene Antonio Zanandréa (Diocese de Vacaria, RS).

Posteriormente, foram formados seis grupos nos quais todos puderam partilhar suas respostas. A sínteses das respostas foram apresentadas no plenário.

Após, houve um aprofundamento realizado pelo assessor do encontro, Ms. Pe. Itacir Brassiani, Provincial dos Missionários da Sagrada Família. Ele refletiu seis imagens e oito desafios.

As imagens da: 1) máscara, 2) da distância, 3) dos caixões nos cemitérios, 4) da disputa pela vacina, 5) do Papa Francisco na Praça de São Pedro (Momento Extraordinário de Oração), 6) das Igrejas vazias.

Os desafios citados foram: 1) Viver a fé sob o impulso e o dinamismo do Espírito Santo; 2) resgatar os vínculos inclusivos de pertença – vínculos ondem cabem todos (cristãos, humanidade, criaturas); 3) optar pela perspectiva missionária da pastoral; 4) utilizar o que tem de bom nas redes sociais para fazer o Evangelho chegar a mais pessoas; 5) escutar e dialogar; 6) caminhar juntos; 7) viver, testemunhar e anunciar o Evangelho com alegria; 8) planejar a pastoral optando por processos formativos.