IGREJA, SINODALIDADE E PROFECIA: POR UMA EDUCAÇÃO DA ESCUTA E DO DIALOGO

A Igreja comprometida com a evangelização,
aprecia e encoraja o carisma dos teólogos
e o seu esforço na investigação teológica,
que promove o diálogo com o mundo da cultura e da ciência.
Faço apelo aos teólogos para que cumpram este serviço
como parte da missão salvífica da Igreja.
Mas, para isso, é necessário que tenham a peito
a finalidade evangelizadora da Igreja e da própria teologia,
e que não se contentem com uma teologia de gabinete
(Francisco, E.G, 133)

 

Em sintonia com o magistério do Papa Francisco e de acordo com as prioridades que balizam seu projeto pedagógico, a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades – continua sua missão de oferecer aos acadêmicos uma formação teológica sólida e permanente em atenção aos desafios contemporâneos.

Em meio a um processo eclesial que resgata e promove a sinodalidade como modo de ser Igreja, busca-se as grandes inspirações provenientes do Concílio Vaticano II, que retornando às fontes originárias da fé cristã, intentam atualizar sua missão no mundo. Graças ao seu caráter profético, tais decisões promoveram mudanças fundamentais nestes quase sessenta anos, a que o Papa Francisco, com determinação, dedica-se a dar continuidade. Como ele salienta, em cada tempo, cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (E.G. 20).

Neste processo de uma Igreja em saída, que abraça as periferias geográficas e existenciais aonde se encontram os excluídos, retoma-se a Pedagogia Samaritana que promove um olhar e escuta sensíveis diante das realidades, levando a cada pessoa a fazer-se próximo e a assumir com espírito de compaixão e solidariedade os caídos do caminho. Esta é a missão e esta é a profecia que não se pode perder de vista, que precisa ser atualizada em espírito de comunhão e participação como está proposto pelo Sínodo.

Neste mesma sintonia, em parceria com a Pastoral da Educação da Arquidiocese de Passo Fundo e a ECOPAZ, o Itepa Faculdades promove um encontro que busca aprofundar a temática “Igreja, sinodalidade e profecia: por uma educação da escuta e do diálogo”.

O projeto, que conta com o apoio do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, tem como propósito promover estudos implicados na temática da sinodalidade, que está em curso no âmbito eclesial, bem como aprofundar as grandes contribuições do Concílio Vaticano II para a caminhada da Igreja, especialmente, os desafios que ainda permanecem, tendo em conta a sua dimensão profética. Neste sentido, tendo em conta a realidade da sociedade brasileira, deseja-se enfatizar e dinamizar a educação para a escuta e o diálogo, abrindo caminhos novos que possam fortalecer processos de superação das intolerâncias e das violências, promovendo uma cultura de paz.

O encontro irá acontecer presencialmente no próximo dia 19 de abril, às 19h30m, na Itepa Faculdades e contará com a assessoria do monge, teólogo e escritor Marcelo Barros. Os interessados deverão fazer sua inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. A inscrição é gratuita. Para quem desejar certificação o custo é R$ 20,00 (para a comunidade acadêmica, custará R$ 10,00).

INSCREVA-SE AQUI

Também haverá transmissão pelo canal do youtube, que poderá ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=lc_NKm_9ZcY