Aula Inaugural da Itepa Faculdades abordou questões referentes à Sinodalidade

 

A Aula Inaugural da Itepa Faculdades aconteceu na manhã do dia 28 de fevereiro de 2023, após a Missa presidida por Dom Adimir Antônio Mazali e que reuniu Bispos, Presbíteros, Docentes, Acadêmicos, Corpo Administrativo e convidados.

A temática da Aula Inaugural foi “Comunhão, Participação, Missão”. Dom Adimir Antônio Mazali, bispo de Erexim, explanou a temática Comunhão; Dom Odelir José Magri, Bispo de Chapecó e Presidente da Comissão Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB comentou sobre a Missão e, Dom Silvio Guterres Dutra, Bispo de Vacaria, discorreu sobre a Participação.

Dom Adimir disse que o Vaticano II valorizou o “caminhar juntos”. Por isso, foram criados conselhos de pastoral, conselhos de assuntos econômicos e outras realidades concretas para favorecer a comunhão. Pois, a comunhão não é um elemento a mais na vida da Igreja, mas é constitutiva da sua identidade. É o momento de todo o povo caminhar junto, na firme esperança de que encontremos novas luzes. Essa missão é e sempre foi a missão da Igreja, Igreja em saída.

Dom Odelir afirmou que a Igreja existe para evangelizar e, assim agindo participa da “Missão de Deus”. Recordou um dos sonhos do Papa Francisco: “Sonho com uma ação missionário capaz de transformar tudo”. Ressaltou a importância da ação nas periferias geográficas e existenciais e de lutarmos em busca dos quatro sonhos de Francisco presentes no Exortação Querida Amazônia: social, cultural, ecológico e eclesial. A Igreja existe para evangelizar. Esta missão passa pela Sinodalidade.

Dom Silvio comentou que a Participação se fundamenta na capacidade que todos os fiéis receberam do Espírito Santo, pois o Espírito é dado à toda Igreja. Um grande desafio é aprender a escutar e “escutar quem não está conosco”. Escuta de Deus até escutar o povo – Escuta do povo até que se entenda ao que Deus está falando a nós. Escutar é o método, discernir é o objetivo e a participação é o caminho. Escutar é assumir uma responsabilidade. Não é preciso temer a Participação, mas os processos truncados e o clericalismo.

Durante a Aula Inaugural foi realizada uma experiência de fala e escuta com a seguinte orientação: do que ouvimos, o que repercutiu em mim/nós? Gostaria de partilhar alguma experiência de Comunhão, Participação e Missão? Tenho/temos algum comentário ou pergunta para fazer aos bispos-assessores?

Enfim, houve um diálogo abordando alguns aspectos como envolvimento dos jovens na caminhada eclesial e sinodal, a importância da presença feminina nas comunidades, o resgate da comunidade, a necessidade de rever o conceito de comunidade, o diálogo jovens e idosos, a formação do povo de Deus, a qualidade da homilia e da comunicação, etc.

O Pe. Dirceu Dalla Rosa, em nome da Diretoria Executiva, do Conselho Diretor e da comunidade acadêmica agradeceu aos bispos-assessores pela Aula Inaugural. A Aula também contou com a presença do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber; do Bispo de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl; e do Bispo de Lages, Dom Guilherme Antonio Werlang. Também estiveram presentes Coordenadores de Pastoral, Formadores, Vigários Gerais, Representantes de Presbíteros, Ecônomos das Associadas, Seminaristas da Etapa do Discipulado.

Durante à tarde aconteceu a Assembleia das Associadas, a Reunião do Conselho de Administração e a Reunião do Conselho Fiscal.

Portanto, foi um momento marcante de espiritualidade, reflexão teológica e encaminhamentos legais da Instituição de Ensino.