CURSO DE EXTENSÃO ON LINE: EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E FRATERNIDADE – DIÁLOGOS DE ESPERANÇA A PARTIR DA FRATELLI TUTTI

Duração: 12 encontros (11 de abril a 27 de junho de 2022);

Periodicidade: Segundas-feiras, das 19h30min às 21h;

Carga Horária: 40 h/a com certificado desde que tenha a frequência de, no mínimo, 75% de participação;

Valores: Inscrição de R$ 50,00 + 2 mensalidade de R$ 50,00;

Coordenação e monitoria Silvio A. Bedin, Regiano Bregalda e Lisiane Ligia Mella.

Justificativa:  A Campanha da Fraternidade de 2022,  promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,   é um convite à Igreja, às instituições educativas e à própria sociedade,  a refletir  sobre a importância da EDUCAÇÃO na construção da Fraternidade e dos valores que dão sustentação à vida em sociedade, de forma saudável e democrática. Considera-se a Educação uma ferramenta imprescindível na formação humana e no processo de transformação permanente de cada pessoa, durante a vida toda. Compreende-se também que esta é uma tarefa da família, da escola, da Igreja e da sociedade. “É preciso toda uma aldeia para educar uma criança” cita o Papa Francisco ao lançar, em 2019, o Pacto Educativo Global, onde propõe elementos constitutivos para uma educação humanizada que forme pessoas abertas ao diálogo e à compreensão de que estamos todos integrados e interligados na mesma caminhada. Propõe assumir o cuidado como uma forma corresponsável de ser e de estar juntos, nesta Casa Comum que habitamos. Mais recentemente, na sua carta Encíclica “Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social”, o Papa Francisco retomou e reforçou perspectivas para o aprofundamento dos conceitos valorativos que estão presentes e orientam todo o seu magistério: a educação, a fraternidade e a espiritualidade vividas comunitariamente e orientados para a construção dos sonhos possíveis de transformação social, como ele mesmo explicita: “Desejo ardentemente que neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade… é juntos que se constroem sonhos”. De fato, neste tempo prolongado de pandemia, que nos fez viver diversos conflitos, distanciamentos e polarizações, constatamos o quanto é importante retomar os sonhos de transformação rumo a uma sociedade renovada. Neste sentido cumpre um papel fundamental a educação humanizadora, que se alimentando dos conhecimentos produzidos pelas ciências humanas,   conjugados à riquíssima experiência da tradição bimilenar da Igreja,   que se encontra compilada na sua Doutrina Social, pode muito contribuir nesta travessia e transformação. A proposta deste curso se coloca e ganha relevância neste cenário realçado pela Campanha da Fraternidade em sua proposta de ação. Em consonância com ela, deseja mobilizar educadores e lideranças eclesiais, especialmente as da Arquidiocese de Passo Fundo, oferecendo-lhes a oportunidade de estudos, diálogos, partilhas e reflexões sobre os sentidos mais profundos da Educação, tendo por  fundamento e horizonte o Humanismo integral e Solidário proposto pela Igreja. Busca-se que cada pessoa seja educada a viver a espiritualidade e a fraternidade na construção do Reino de Deus. O curso é proposto pela pastoral da Educação e Cultura da Arquidiocese de Passo Fundo e a Itepa Faculdades.

Modalidade: Curso de Extensão (40h) a ser oferecido de forma híbrida presencial/virtual, a ser realizado no primeiro semestre de 2022, prevendo um encontro semanal a acontecer nas segundas-feiras à noite (das 19h30 às 21h), nos meses de abril, maio e junho, com a previsão de 12 encontros virtuais.

Assessoria: Prof. Carlos Rodrigues Brandão e outros convidados

Público participante: Educadores(as) que atuam em escolas, universidades, instituições de ensino em geral, lideranças eclesiais, catequistas, educadores sociais e demais interessados(as).

Divulgação: Nas reuniões das áreas pastorais por ocasião da Campanha da Fraternidade; elaboração de material próprio impresso e flyer para divulgação virtual;

Promoção: Pastoral da Educação da Arquidiocese/Itepa Faculdades/ECOPAZ

OBJETIVO GERAL

Promover a formação continuada de educadores e lideranças eclesiais  que,  no contexto e em ressonância à Campanha da Fraternidade, queiram se aprofundar no estudo da Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social,  e do Pacto Educativo Global,  do Papa Francisco  

ESPECIFICOS

a) Promover estudos da Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social estabelecendo relações com o Pacto Educativo Global e o magistério do Papa Francisco.

b) Ressoar a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Passo Fundo;

c) Favorecer a escuta sensível e o diálogo com educadores e lideranças eclesiais visando identificar carências e desafios nos diferentes âmbitos, níveis e modalidades da educação, e abrir perspectivas de reciprocidade em ações em prol de uma educação humanizadora.

d) Promover a articulação e intercâmbio entre Pastorais ligadas à educação, especialmente, as pastorais que atuam com juventudes, crianças  e com a família. 

e) Mobilizar educadores das Paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo, visando constituir comissões da Pastoral da Educação em suas respectivas  áreas Pastorais;

f) Articular e fortalecer a Rede a Pastoral da Educação e Cultura na Arquidiocese de Passo Fundo.

 

Cronograma Programático

TEMÁTICA

ASSESSORIA

DATA

HORÁRIO

I – Introdução ao Curso

Educação, Fraternidade e Espiritualidade:

Por uma pedagogia da Esperança

 

Marcelo Barros

monge beneditino e teólogo. É assessor das comunidades eclesiais de base e de movimentos sociais.

18/04

19h30 às 21h

II – Sobre o Papel da Educação na perspectiva humanista da formação integral e solidária Marcelo Barros

Hildete, pedagoga e Paulinho, educador popular (Comunidade Bremem)

 

25/04

19h30 às 21h

III – Educação e Fraternidade: Olhares para a realidade
As sombras de um mundo fechado
Luiz Rena – professor, coordenador da Escola de Teologia da Prelazia de São Felix do Araguaia, da

Fraternidade da Anunciação

 

02/05

19h30 às 21h

IV – Educação, Direitos Humanos e Justiça Social:

As sombras de um mundo fechado

Luiz Rena 09/05

19h30 às 21h

V-  Educação e espiritualidade:

A pedagogia samaritana (Lc 10, 25-37)

Um estranho no caminho

Celso Carpenedo, presbítero da Diocese de Goiás, biblista, educador popular.

 

 

16/05

19h30 às 21h

VI – Esperança e solidariedade:

Pensar e gerar um mundo aberto

Marilza Schuina – Pedagoga, assessora das  CEBS, ex presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil

 

23/05

19h30 às 21h

VII – Fraternidade e aldeia global

Um coração aberto ao mundo inteiro

Diego Pereira,

professor uruguaio, mestre em Teologia pela UCA – Universidade Centro-americana em San Salvador.  trabalha a relação entre o Cristianismo e as religiões de matriz africana na América Latina.

30/05

19h30 às 21h

VIII – Educação e política como obra de arte

A melhor política

Daniel  Seibel, educador, Presidente da Comissão Justiça e Paz da CNBB

 

06/06

19h30 às 21h

IX – A construção de uma nova cultura

Diálogo e Amizade Social

   Celia Soares de Souza, teóloga 13/06

19h30 às 21h

X – Os artesãos da paz e da espiritualidade

Caminhos da fraternidade

Moema Viezer, educadora popular e escritora, da coordenação brasileira da REDA – Rede Ecumênica da Água, organismo ligado ao Conselho Mundial de Igrejas em Genebra.

 

20/06

19h30 às 21h

XI – Religiões, espiritualidade e fraternidade:
por um Pacto Educativo Global
Marcelo Barros 27/06

19h30 às 21h

XII –  Ousar sonhar: por uma Pedagogia da Esperança Sarau da Esperança: poetizar a vida!

 

Convidados:

Brandão, Marcelo Barros e todos/as.

04/07

19h30 às 21h

 

CONFIRA AQUI A LISTA DE ALUNOS CERTIFICADOS