Educação, Sinodalidade e Fraternidade

Profª Selina Maria Dal Moro*

Iniciamos 2022 com o Papa Francisco denunciando a diminuição do orçamento para a educação e o aumento nas despesas militares. “Instrução e educação são os alicerces duma sociedade coesa, civil, capaz de gerar esperança, riqueza e progresso”, ponderou o pontífice. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por sua vez, lançou o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). É a terceira vez que a Igreja no Brasil aprofunda a temática da educação em uma Campanha da Fraternidade (1982,1994,2022). Desta vez, a reflexão se insere no contexto do Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

Embora a ciência pedagógica nos ensine que o processo educativo não se restringe à educação escolar, é importante destacar que a escola tem um papel fundamental na formação humana. Entretanto, fortes ameaças pairam, especialmente sobre a educação básica. O Documento de Aparecida, n. 328 registra que “O Brasil e a América Latina, como um todo e o Caribe vivem uma particular e delicada emergência educativa”. Em outras palavras, quase duas décadas após a 5ª Assembleia Episcopal Latino-americana realizada em Aparecida (2007) e no contexto da pandemia do coronavírus, o profundo fosso educativo já existente alargou-se ainda mais.

Devido às restrições provocadas pela Covid-19 um grande número de crianças, adolescentes e jovens perderam praticamente o ano escolar ou interromperam os seus estudos por falta de recursos e acesso à internet para acompanharem virtualmente as aulas, vislumbrando assim o seu futuro com muita incerteza. Por esta razão, o Papa Francisco apelou, junto aos líderes mundiais, para o estabelecimento de um Pacto Educativo Global, sublinhando que num momento de extrema fragmentação é necessário unir esforços a fim de realizar uma aliança educacional que forme pessoas maduras, capazes de viver em sociedade e para a sociedade.

Tendo como princípio e método a sinodalidade, ou seja, o “caminhar juntos” o Pacto tem como um dos seus principais objetivos promover a educação para a solidariedade universal e um novo humanismo. Como disse o Papa Francisco […] “precisamos nos construir como um nós que habita a casa comum” (Texto-base- n. 38).

Colocada nesta perspectiva, a proposta da CF 2022 apresenta-se com o seguinte leque de objetivos: promover um diálogo acerca da realidade educativa no Brasil à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário; refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo; incentivar – com a colaboração das instituições de ensino – propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

Em seu pronunciamento, o Papa Francisco indica o primeiro compromisso de um processo sinodal: promover “um dinamismo de escuta recíproca, conduzido em todos os níveis da Igreja, envolvendo todo o povo de Deus”, com abertura ao Espírito Santo. Na escola e em toda a sociedade, ter ouvidos e escutar é o primeiro compromisso. Trata-se de ouvir a voz de Deus e perceber a sua presença em cada estudante.

 

Referências bibliográficas

PAPA FRANCISCO. INSTRUMENTOS LABORIS. https://www.educationglobalcompact.org. Acesso em 22 de dezembro de 2021.

PAPA FRANCISCO. 55º dia mundial da paz, 1º de janeiro de 2022https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20211208-messaggio-55giornatamondiale-pace2022.html. Acesso em 6 de janeiro de 2022.

CNBB. Fraternidade e Educação. Fala com sabedoria, ensina com amor. Texto-base. Campanha da Fraternidade 2022

*Selina Maria Dal Moro: Mestre em Educação, concentração em Filosofia da Educação, Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ; Especialista em Planejamento Educacional, Unijuí; Graduada em Filosofia, UPF, Passo Fundo, RS. e-mail: selinamaria2017@gmail.com