Mulheres na Bíblia – Novo Testamento- A Boa Nova das Comunidades de Iguais: “Encanto da Palavra como Divina Fonte de Amor”.

Tendo por objetivo desvelar na história do movimento de Jesus a presença das mulheres, ocorreu na noite do dia 17/11/2021, o encerramento do curso de mulheres na Bíblia, com a celebração da Vida e do Envio. Conduzida e coordenada por uma equipe de cursistas (Celia, Reinaldo, Clarean, Tânia, Ana). Foram rememorados e ofertados os momentos vivenciados de leitura crítica e orante dos textos bíblicos a partir dos corpos das mulheres na vida cotidiana e na vida da bíblia. Trata-se de acordo com a metodologia da leitura popular da Bíblia de contemplar um processo de iluminação vida-Bíblia-vida.

Foram celebrados os 14 encontros nos quais através da metodologia da leitura popular da Bíblia, colocado em prática e desenvolvido com muita sabedoria e eficiência pela Professora/assessora Silvia Souza, proporcionaram a descoberta/revelação da presença ativa das mulheres na preparação para o anúncio do Reino de Deus e a questionar/denunciar interpretações de invisibilização e desabono na Bíblia e na vida. Perspectiva que ajudou a perceber as mulheres na construção do movimento de Jesus, dando-lhes visibilidade e reconhecimento ontem e hoje. Este itinerário proporcionou que se compreendesse como a ação das mulheres favoreceu a formação da “Comunidade de Iguais” e como segue ainda hoje em favor da construção de uma sociedade igualitária.

Neste processo, foram desconstruídos paradigmas que escondem a presença e o protagonismo das mulheres nos dias de hoje em nossa sociedade. Através do método da suspeita a fazer outra hermenêutica das narrativas das mulheres sob à luz do Evangelho. Jesus testemunha em sua prática que as mulheres sendo imagem e semelhança de Deus, não podem ser desprezadas e tratadas como seres de segunda categoria. Com isso, Jesus rompe todos os esquemas de exclusão e traz para o centro tantas mulheres sofridas e excluídas do seu tempo.

Nas palavras do diretor do ITEPA, Pe. Rogério Zanini: O encanto pela palavra modifica a vida e, com isso, o ambiente é transformado e ocorre a revolução pela ternura. A exemplo de Maria que dialoga com o anjo e na resposta opta por superar a perspectiva individualista de acolher a boa notícia somente para si e sai em solidariedade na direção de sua prima Isabel. “Quando a palavra encanta e fecunda em nós, nos tornamos pessoas que nos vinculamos e que acabam por construir pontes e relações de fraternidade e solidariedade e amor”.

Como sementes que cai na terra e produz frutos, assim parece que o curso foi encantando a vida de mais de 70 pessoas, na sua maioria mulheres. Fica aqui dois depoimentos do significado deste curso para a vida das cursistas.

“Gratidão é a palavra que brota do meu coração. Agradeço a Deus pela oportunidade de realizar este curso e a querida Sílvia por nos ter passado conhecimentos com sabedoria e carinho. A alegria é plena quando partilhada. Foram tantos aprendizados, conhecimentos, alegrias e desafios que nos deixam comprometidas na luta por mais reconhecimento e oportunidades para as mulheres de nosso tempo. Iluminadas pelas mulheres do NT e a pessoa de Jesus, valorizando as mulheres colocando-as em pé de igualdade. Somos agora mais fortes e preparadas para caminharmos juntos construindo a história. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de DEUS para vocês em Cristo Jesus”. (l Ts 5,18)” (Maria Pauletti).

“Como foi bom todas quartas-feiras à noite receber o Boa noite da Mari, o sorriso fácil do Regiano e ouvir as sábias palavras da mestre Silvia, um curso totalmente diferente do que estava acostumada não só nos mostrando às Mulheres na Bíblia, mas nos ensinando a questionar o que não estava explícito na Bíblia, isso nos deu oportunidades de aprender além do curso. Muitas vivências, excelentes companheiros(as) no curso, cada fala um aprendizado diferente, fazer parte do grupo 8, conversar, debater, organizar e apresentar tudo novo e desafiador. A nossa mestra SILVIA, quantas lições de vida e a palavra GRATIDÃO que nos abraçava o coração. Ao pessoal do ITEPA, PARABÉNS pela organização, a Mari e o Regiano muitíssimo obrigada. Torcendo pela continuidade do curso. ABRAÇOS A TODAS (OS) (Sandra Zen)

Foram expressados o reconhecimento e gratidão à direção do ITEPA que promoveu e proporcionou a realização do curso e a assessora Silvia Souza que conduziu com muita sabedoria, força e vigor as novas descobertas das mulheres no Novo Testamento. A equipe técnica da ITEPA Faculdades e a todas e todos participantes que indistintamente foram muito importantes na construção coletiva do curso e do grupo.

Que a Ruah divina possa ser com cada qual e que florescendo sob a luz da palavra de Deus, possamos estar sempre juntos e juntas na construção do Reino fraterno e solidário de iguais. Nas palavras de Cora Coralina: Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias. E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de “NÓS” (Sou feita de Retalhos).