“Colocar as mãos nas chagas de Cristo” – este pensamento espiritual está marcando a quarta etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade, na Itepa Faculdades. O pensamento inspira-se em várias personagens da fé cristã. No Quarto Evangelho, por exemplo, Jesus pediu para Tomé estender a mão e tocar na chaga. São Francisco de Assis tocou as chagas dos leprosos. O Papa Francisco pede para superarmos a tentação de ser cristãos mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor. Atualmente, há muitas chagas na vida das pessoas e na nossa casa comum que precisam da nossa mão estendida. Assim nos pede o Papa Francisco.
“Eu os convido, (…) a redescobrir como nossa espiritualidade se aprofunda quando superamos «a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor» e descobrimos que Jesus quer «que toquemos a carne sofredora dos outros» (Evangelii gaudium, 270), dedicando-nos ao «cuidado generoso e cheio de ternura» (Laudato si’, 220) de nossos irmãos e irmãs e de toda a criação”
Francisco (Mensagem para o Povo Brasileiro, 22.1.2016)
A quarta etapa da Pós-graduação em Espiritualidade iniciou dia 12 de julho, via online. Após a acolhida, a Coordenação da Turma fez um momento orante. Então o Coordenador da Pós-Graduação, Pe. Ivanir Antonio Rampon, comentou o pensamento “colocar as mãos nas chagas de Cristo”. Prosseguiu-se com orientações gerais e, em seguida, iniciou o estudo da disciplina de “Vultos da Espiritualidade II: São Francisco de Assis”.