Nova turma de Pós-Graduação estuda Fundamentos da Espiritualidade

A primeira disciplina estudada pela nova Pós-Graduação em Espiritualidade (2020-2022) foi Fundamentos de Espiritualidade, ministrada pelo Prof. Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ. De início, o Coordenador da Pós-Graduação em Espiritualidade, o prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon acolheu o Pe. Adelson no corpo docente da Itepa Faculdades, onde atuará como professor visitante. O Dr. Adelson é professor no Instituto de Espiritualidade, da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e diretor do Centro de Formação São Pedro Fabro para Formadores à vida consagrada e presbiteral. Foi perito – nomeado pelo Papa Francisco – no Sínodo dos Bispos para a Amazônia.
De começo, o professor perguntou: “O que é espiritualidade?” As respostas permitem perceber diferentes concepções do termo, dentro e fora da fé cristã. Em seguida, refletiu sobre a relação entre Espiritualidade e Teologia, vendo como ambas se complementam e se enriquecem mutuamente. Posteriormente, a turma foi adentrando na Teologia Espiritual, uma disciplinar teológica autónoma, ainda que sempre em relação com as demais ciências teológicas, como a Dogmática e Moral, por exemplo. Também foi visto a importância das ciências humanas como ferramentas que nos ajudam entender a experiência espiritual, sempre contextualizada e marcada pela situação de cada pessoa que a vive, como também pelas culturas, épocas e grupos sociais distintos onde a mesma se dá. Toda essa visão sistemática do estudo da Espiritualidade ofereceu aos estudantes as bases fundamentais do itinerário que percorrerão nesses três anos de pós-graduação.
Na última parte da disciplina foram trabalhados dois temas de teologia espiritual, como forma de propiciar aos alunos fazer uma teologia aplicada sobre temas específicos de espiritualidade. Segundo o Pe. Adelson “buscamos primeiramente trabalhar o tema do conhecimento e exame de si mesmo na vida espiritual, partindo dos ensinamentos dos Padres da Igreja até chegarmos nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Em seguida, abordamos o valor das espiritualidades indígenas para o cuidado da Casa Comum, retomando os temas trabalhados pela Encíclica Laudato Sí e pelo Sínodo Especial sobre a Amazônia, recentemente ocorrido em Roma”.