O mês vocacional, instituído em 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a sua 19ª Assembleia Geral, tem despertado cada vez mais as comunidades em relação à responsabilidade de todos no processo vocacional. Neste ano, o seguinte tema foi escolhido para nortear esta celebração: “Seguir Jesus à luz da fé”. O lema é inspirado na Segunda Carta de São Paulo à Timóteo (2,12): “Sei em quem acreditei”. Na abertura do mês vocacional, também foi lançado o texto base do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 05 a 08 de setembro de 2019, em Aparecida (SP), com o tema “Vocação e discernimento”.
Em cada domingo do mês de agosto, celebramos uma vocação específica: no primeiro, a dos ministérios ordenados; no segundo, do matrimônio; no terceiro, da vida religiosa consagrada; no quarto, do leigos e leigas, com ênfase na vocação dos(as) catequistas (celebrada no quinto domingo do mês, se houver). Segundo o coordenador nacional da Pastoral Vocacional, Pe. Elias Aparecido da Silva, com tudo isso pretendemos “animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses”, para que sempre “rezem pelas vocações […] em cada realidade e da sua maneira”. Para o Papa Francisco, “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos estão convencidos disso”. Além disso, o Pontífice destacou: “Para ter vocações, é preciso acolher os jovens” que “sentem o chamado do Senhor”. Nesta linha, atentos ao apelo de Jesus no Evangelho de Mateus (9,28) – “pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” –, destacamos o projeto “Cada Comunidade uma Nova Vocação”, que visa criar uma cultura vocacional. Também lembramos da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano em outubro de 2018, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Tendo presente tudo isso, somos interpelados a responder permanentemente aos desafios atuais quanto ao trabalho de animação vocacional e a promover cada vez mais uma cultura vocacional, iluminados pelo Bom Pastor. Na Itepa Faculdades, há um ambiente privilegiado para o cultivo das diversas vocações, através do estudo, do cuidado com o cotidiano e da convivência. Dessa forma, encontramos um espaço apropriado para fortalecer o seguimento a Jesus e para buscar os fundamentos de nossa fé. Sentimo-nos Igreja, Povo de Deus, animados pela esperança que nunca decepciona (Rm 5,5).
Texto dos Acadêmicos do 4º ano do curso de Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades