A origem da palavra pesquisa, “do termo em latim perquirere, que significa ‘procurar com perseverança” , indica bem o caráter de longo prazo, da sistematização e do rigor necessário na tarefa. Aponta também para uma das questões básicas que é a própria capacidade de memória e da complexidade dos processos de avanço na produção de conhecimento. A evolução da pesquisa exige formas de registro sobre as descobertas, que, por sua vez, já são resultado de intuições, do raciocínio, associados ao estudo sobre o que já fora produzido sobre o referido tema.
Enquanto busca de respostas a problemas de relevância social e para a comunidade científica, a pesquisa também possui a dimensão da publicação, quando já em fase importante de maturação do conhecimento produzido. A publicação representa uma fase ainda mais aberta e sujeita à crítica pela exposição dos resultados da pesquisa. Para além da crítica como tal, nenhuma pesquisa é definitiva e completa no sentido de responder satisfatória e suficientemente aos problemas que reflete. Daí podem surgir novas pesquisas, com novas e complementares abordagens.
A Itepa Faculdades, desde seu nascimento, sempre teve como uma das preocupações centrais a pesquisa, tanto é que a transformou em uma das prioridades permanentes. Deste modo, no dia 20 de agosto de 2018 a Itepa Faculdades promoverá uma manhã de apresentação das equipes de pesquisa da Itepa Faculdades.
Data e Horário
20 de Agosto de 2018
8h
Local
Itepa Faculdades – Rua Senador Pinheiro, nº 350, Bairro Rodrigues, Passo Fundo/RS
Grupos de Pesquisa
Espiritualidade e Estudo (re)vivendo Dom Helder Camara
Coordenador: Dr. Pe. Ivanir A. Rampon
Comunidade de Comunidades
Coordenador: Me. Pe. Ari Antonio dos Reis
Religiosidade Popular: Os Santos do Povo
Coordenador: Me. Pe. Ivanir A. Rodighero
Leigo e leiga cristão/ã: identidade, dignidade e missão na Igreja e na sociedade
Coordenadora: Me. Selina Maria Dal Morro