Desde sua origem, a Itepa Faculdades, opta pela metodologia participativa. Deste modo, o processo avaliativo é constituído por dois elementos que se configuraram historicamente como fundamentais: a) a preparação individual, orientada por instrumento próprio; b) e o debate, no qual as pessoas envolvidas (acadêmicos, professores e funcionários) têm oportunidade de dizer o que pensam e confrontar suas convicções entre si, dialogando com base na proposta pedagógica. Isto implica a necessidade do cultivo de um espírito aberto às críticas numa atitude permanente de avaliação
A avaliação do processo pedagógico é realizada através de assembleias de planejamento e de avaliação, no início e no final do semestre, respectivamente. Estes momentos têm como enfoque as prioridades permanentes, o estudo, a pesquisa, a extensão e a espiritualidade, com os desafios específicos de cada um. Este processo inicia com a elaboração do instrumento preparatório realizada pelos coordenadores pedagógico e do curso, com a participação dos representantes das turmas e aprovado na reunião do Conselho Diretor. Esse instrumento é respondido previamente e partilhado em assembleia, onde são analisadas as questões, sistematizados os resultados e dados os devidos encaminhamentos.
No dia 29 de junho de 2018, nas dependências da Itepa Faculdades, deu-se a reunião da Coordenação Pedagógica do Curso de Bacharelado em Teologia, tendo em vista a Avaliação do 1º Semestre de corrente ano. Na ocasião, os discentes, os docentes e o corpo técnico tiveram a oportunidade de dialogar sobre o processo de ensino e aprendizagem. Com base no instrumento preparatório, o diálogo deu-se em torno dos seguintes temas: a) complementariedade entre o estudo da Teologia e o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus; b) desafios postos pelas eleições para o executivo e legislativo federal e estadual – 2018; c) estudo de temas complementares à grade curricular; d) qualidade dos serviços de apoio ao ensino-aprendizagem; e) outras considerações.