Revista CCI, Edição 114 – Teologia, Igreja e Sociedade

Querido (a) irmão (ã) de caminhada! Neste tempo de feliz expectativa, que antecede a celebração do Santo Natal, viemos até você com os corações repletos de alegria para trazer-vos a terceira edição da Revista Caminhando Com o Itepa – CCI. Que essa expectativa nos possibilite avaliar o percurso realizado ao longo deste ano para assim melhor acolher o Salvador do mundo que em nós quer habitar.

Nessa edição, desejamos realizar a memória de alguns temas que marcaram a caminhada formativa ao longo deste ano, e, ao mesmo tempo, com renovado entusiasmo, unir-nos as reflexões apontadas para o ano de 2015.

Retomando a reflexão da edição anterior, sobre o bem viver, o autor Euclides André Mance, apresenta um artigo sobre o tema: “Formação social solidária e bem viver”, que aponta três dimensões constitutivas das comunidades humanas e que permaneceram ao longo da história em decorrência de suas contribuições. São elas: formação social, sistema de intercâmbios e um modo de produção. Segundo Mance, olhando para estes três aspectos podemos perceber que “há sempre uma mútua implicação entre formação social, sistema de intercâmbio e modo de produção”. Todavia, no modo capitalista, a formação social utiliza-se do intercâmbio para transformar o dinheiro em objeto a ser acumulado e assim converte a produção em meio para esta finalidade do acúmulo. Em função disso, Euclides André Mance ressalta, em seu artigo, que o modo de produção assume outro caráter que já não se constitui mais no atendimento das “necessidades do conjunto das pessoas e das sociedades”, ou seja, assegura-se agora o acúmulo do privado e a sua expansão com a exploração do trabalho alheio.

Como resposta a esta ampla situação mencionada, o autor aponta a formação social solidária e a realização do bem viver como um processo de dupla libertação, tanto das pessoas como das forças produtivas, e que possibilitará a posterior organização de um “modo de trabalho auto gestionário e um sistema de propriedade e de intercâmbio solidários” que conduzirá para a superação do sistema capitalista. Porém, esse processo, segundo o autor, exige a “organização de uma nova formação social”, de um novo sistema de intercâmbios e “de um novo modo de produzir os meios econômicos necessários ao bem viver de todos”.

Em sintonia com o sínodo dos bispos, que aconteceu em Roma no mês de outubro, convidamos o psicólogo e terapeuta de famílias e casais Gervásio Backes para reiietir sobre: “Família-famílias: mapeando desafios e traçando caminhos”. Backes realizará uma análise sobre os impactos e as mudanças que ocorreram com as famílias ao longo dos últimos tempos. Embora as mudanças de configuração familiar sejam mais do que visíveis, cabe semear a atitude de acolhida desses novos modelos familiares em todos os espaços, conforme aponta o autor. Além disso, fazendo referência ao Papa emérito Bento XVI, Backes aponta a urgente necessidade de a sociedade entender a importância de “não apenas preocupar-se.com as famílias, mas de ocupar-se com elas”.

O terceiro tema abordado nesta edição se refere à Campanha da Fraternidade (CF) 2015, com o artigo “Igreja e sociedade: serviço, diálogo e testemunho” elaborado pelo padre Ari Antônio dos Reis. O Pe. Ari acentua a necessidade de “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”, mencionando o objetivo da CF 2015.

Frente a tantos desafios presentes em nossa sociedade, o autor destaca ainda a Campanha da Fraternidade como sendo uma ação significativa da “caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana”, que em cada período quaresmal, nos compromete para assumirmos compromissos e iniciativas voltadas para a melhoria, o respeito e o cuidado com todas as formas de vida existentes. Por isso, em todos os espaços somos convidados para adotar a postura de uma Igreja samaritana, cuidadora da vida; uma Igreja que seja promotora da justiça e do direito, além do diálogo ecumênico e inter-religioso.

Neste sentido pastoral, o acadêmico Cassiano Pertile, da Itepa Faculdades, contribui com a reflexão sobre a “(Re)concepção do espaço pastoral — desafios e limites da ação evangelizadora a partir da mística dos discípulos de Emaús”. Na sua percepção, seguidamente surgem “esforços de teólogos e leigos na perspectiva de elaborar reflexões” para compreender os “limites do fazer evangelizador” que nos permeia. Por este motivo, acredita na necessidade de acolher “novas,visões e concepções de sociedade e de ser humano” que nos permita conciliar “aquilo que é oferecido pela Instituição religiosa (oficial) e as manifestações socioculturais do povo”.

Todavia, isso somente é possível na medida em que o agente de pastoral resolve, a exemplo da passagem de Emaús (Lc 24,13-3—4), adotar a postura daquele que aproxima-se da caminhada do povoe somente depois de muito observar, resolve “iniciar a evangelização pela aproximação pessoal e depois pelo anúncio”.

Por fim trazemos a você, caro (a) leitor (a) o artigo: “Reflexões sobre a sexualidade à luz do plano amoroso de Deus”, elaborado pela acadêmica Rosane dos Santos Rodrigues, da FATEO — PUCRS. Nesse artigo, a autora deseja chamar atenção para a sexualidade como uma das dimensões que edificam a pessoa, por gerar vínculos, quando pautada sobre o respeito entre os envolvidos. Por consequência, em sua análise, uma compreensão amadurecida e consciente dobre o tema da sexualidade evita a procura de relacionamentos somente para satisfação do prazer egoísta. Afinal, somente a partir da reciprocidade da doação será possível construir Vínculos autênticos entre as pessoas.

Neste final de ano, em nome do grupo responsável pela Revista CCI e também da Itepa Faculdades, queremos agradecer a você leitor (a), que conosco esteve ao longo deste ano. Desejamos profundamente caminhar juntos (as) no próximo ano. Que a estrela principal do Natal, Jesus Cristo, possa ser uma luz a brilhar sempre na Vida daqueles que o buscam. Uma boa leitura e profundas reflexões a você, caro leitor (a).

Desejamos um abençoado Natal e um feliz Ano Novo!

Trecho retirado do editorial, por Daniel Rodrigo Feltes e Francisco Xavier Buehrmann

Nesta edição você encontrará:

  • Formação social solidária e bem viver, texto de Euclides André Mance
  • Família-famílias: mapeando desafios e traçando caminhos, texto de Psic. Gervásio Backes
  • Igreja e Sociedade: serviço, diálogo e testemunho, texto de Pe. Ari Antônio dos Reis
  • (Re)concepção do espaço pastoral – desafios e limites da ação evangelizadora a partir da mística dos discípulos de Emaús, texto de Cassiano Alberto Pertile
  • Reflexões sobre a sexualidade à luz do plano amoroso de Deus, texto de Rosane dos Santos Rodrigues

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Teologia, Igreja e Sociedade
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 114
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Dezembro/2014
Páginas: 82