Revista CCI, Edição 112 – O fazer teológico: Caminhos da Evangelização

O ano de 2014 chega, e com ele com os 29 anos da Revista Caminhando Com o Itepa. Um ano com grandes marcas, com Papa Francisco na Igreja Católica, com Eleições presidenciais, com Copa do Mundo e com muitas e muitas outras coisas acontecendo.

E nesta primeira edição do ano, a CCI convida a refletir sobre o fazer teológico que é um caminho que se faz por meio da aliança entre a reflexão da fé e a prática dessa fé, ou seja, liga o que se busca compreender nesse processo de caminhada do Reino de Deus com aquilo que se acredita. Além disso, precisamos unir constantemente em nossa vida o que se vive e o que se acredita. Assim também entende o papa Francisco ao convocar-nos para sermos uma Igreja aberta a realidade social, politica e econômica. É com essa motivação que iniciamos o ano de 2014 com alguns temas provocantes para nossas comunidades eclesiais.

O artigo que abre esta edição é intitulado Protagonismo da Mãe. O autor, Pe. Ms. Ivanir Rodighero busca ao longo do texto refletir as reações e ações de Maria diante do anúncio do Anjo de ela que seria a mãe de Jesus. Um artigo que une a reflexão teórica com a prática da fé dando uma aproximação metodológica e profunda para as ações marianas no contexto do Projeto do Reino de Deus.

Nesta edição da CCI o tema O canto litúrgico, um olhar para os tempos hodiernos, escrito pelo Pe. Eberson Fontana e pelo Pe. Ms. Rene Antonio Zanandréa ganha destaque à medida que provoca a pensar a importância do canto na celebração, trazendo alguns elementos da história da liturgia e sua caminhada no Brasil. Além disso, os autores analizam o artigo apresentando uma breve reflexão sobre o rito da missa.

Na linha da Metodologia Histórico-Evangelizadora (MHE), o Pe. Giovani Momo e o professor da Itepa Faculdades Ms. Neri Mezadri discutem o tema Conselhos de Pastoral: por uma Igreja da Colegialidade. O artigo apresenta um caminho delimitado por três pontos, o primeiro é a missão da Igreja, ou seja, a evangelização a partir da discussão do modelo de um processo que envolvia as chamadas Diretorias e sua passagem para os Conselhos de Pastoral. O segundo ponto aprofunda o que seriam os Conselhos de Pastoral e a participação dos leigos nas estruturas eclesiais. O último ponto trata dos desafios encontrados na formação desse modelo de organização comunitária.

O Pe. Jorge Francisco Heiss Hahn busca discutir A devoção mariana na romaria de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo/RS. Para isso, o autor vale-se da análise de atitudes e fatos peculiares à Romaria, buscando assim entender o porquê da fé em Maria e sua importância na vida do devoto.

Por fim, os padres, Ms. Renato Estevão Biasi e Kleber Jorge e Silva refletem a Espiritualidade do Martírio. Este tema é muito caro para o cristão, pois está presente na sociedade atual com muitos nomes e histórias, como por exemplo, a irmã religiosa Dorothy Stang, dom Oscar Romero, dom Hélder Câmara, que com fé e esperança, amor e utopia assumem o Projeto do Reino de Deus doando suas vidas.

Esses temas são resultado de um processo que ultrapassa os limites acadêmicos da racionalização e atingem uma espécie de “espaço místico” vivido pelos autores. Dessa forma, o centro dos escritos dessa edição está fundado no viver da fé e no racionalizar da ação vivida.

Que o Deus da paz abençoe-nos e ajude-nos a viver a nossa fé.

Trecho retirado do editorial, por Cleber Pagliochi.

Nesta edição você encontrará:

  • Protagonismo da mãe, texto de Pe. Ivanir Rodighero
  • O canto litúrgico, um olhar para os tempos hodiernos, texto de Eberson Fontana e Rene Antonio Zanandréa
  • Conselhos de pastoral: por uma igreja da colegialidade, texto de Pe. Giovani Momo
  • A devoção mariana na Romaria de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo/RS, texto de Jorge Francvisco Heiss Hahn
  • Espiritualidade do martírio, texto de Ms. Renato Estevão Biasi e Kleber Jorge e Silva

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa –O fazer teológico: Caminhos da Evangelização
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 112
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Maio/2014
Páginas: 89