Revista CCI, Edição 111 – CF 2014: Fraternidade e Tráfico humano

Chegamos ao final de mais um ano. Bendizemos ao Autor da existência por você, caro leitor, construtor da família Caminhando com o ltepa. Este ano açabarcou várias datas importantes que buscamos refletir ao longo das edições da CCI. Dentre elas a comemoração dos 30 anos da Itepa Faculdades e os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Chega-se a quarta e última edição de 2013. Por sua vez, com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou ” (Gl 5,1). Deseja-se estudar/adentrar a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade 2014. Em vista de assim, conscientizar e provocar o nascimento de projetos de enfrentamento ao Tráfico Humano.

Em o tráfico humano: dados para a construção da realidade, o acadêmico Cleber Pagliochi elabora uma ampla análise de conjuntura sobre essa temática. Destaca, que o tráfico humano é atualmente um dos maiores crimes contra o ser humano. Maculando a humanidade do ser, pois, sua ação destrói vidas, famílias, histórias. Desta maneira, o autor destaca a importância e a urgência de se pensar/elaborar projetos de combate a presente realidade, bem como de apoio às pessoas que foram e estão sendo vítimas.

Ari Antônio dos Reis trata da temática geral proposta pela CF 2014: Fraternidade e o Tráfico humano. Busca “desmontar” suas diferentes modalidades. Seu texto objetiva explicitar a pertinência dessa reflexão e também refletir o necessário comprometimento eclesial e social na superação desse mal de amplitude mundial e presente no Brasil. Sob o Viés da ética, Paulo César Carbonari, aprofunda a problemática com maestria em seu artigo intitulado: Tráfico Humano: um olhar ético desde a vítima. Para tanto, o autor faz uma leitura da realidade do tráfico com base em dados de agências internacionais, caracterizando o/a traficado/a como vítima. Em seguida, busca na filosofia de Enrique Dussel subsídios para a compreensão ética da vítima. Conclui com a indicação de desaiios para promover a responsabilidade ética com a vítima do tráfico humano.

O tráfico de pessoas — Campanha da Fraternidade 2014, é o título da reflexão apontada pelo Pe. Antonio Valentini Neto. Nesta, o autor, faz uma abordagem dando ênfase a importância da temática, que por isso mesmo ultrapassa o período quaresmal onde é proposto, pois é, uma campanha para a quaresma e para o compromisso social da fé da vida toda.

Desde o convite: enfrentar o tráfico de pessoas é nosso compromisso! Ir. Eurides Alves de Oliveira, nos ajuda refletir tal perspectiva desde o âmbito de que este é formada por uma rede criminosa do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho escravo, comercio de órgãos, adoção ilegal ou práticas similares, revela a idolatria do sistema capitalista, que na arte de explorar, escravizar e mercantilizar tudo e todos em função do lucro, sacrificam vidas inocentes no altar da ganancia.

Em nossa área destina a pesquisas diversas, Jean dos Santos Arcari, traz à discussão a temática proposta desde o titulo de seu artigo: Purgatório: história e o seu siginificado atual.

Pedimos a você, caro leitor (a), que continuem a mandar sugestões de temas, de mudanças, afinal a revista também é sua e queremos construir uma revista em conjunto. […]

Desejamos ardentemente um santo e abençoado Natal. Que este suscite a partilha, o amor, os sonhos… Nossos mais sinceros votos de um próspero Ano Novo, e a ratificação do desejo de continuarmos juntos no próximo ano no caminho de construir o Reino de Deus.

Trecho retirado do editorial, por André Varisa e Cleber Pagliochi.

Nesta edição você encontrará:

  • O tráfico humano: dados para a construção da realidade, texto de Cleber Pagliochi
  • Fraternidade e o tráfico humano, texto de Pe. Ari Antônio dos Reis
  • Tráfico humano: um olhar ético desde a vítima, texto de Paulo César Carbonari
  • O tráfico de pessoas: Campanha da Fraternidade 2014, texto de Pe. Antonio Valentin Neto
  • Enfrentar o tráfico de pessoas é nosso compromisso, texto de Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM
  • Purgatório: história e o seu significa atual, texto de Jean dos Santos Arcari

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – CF 2014: Fraternidade e Tráfico Humano
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 111
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Dezembro de 2013
Páginas: 89