Revista CCI, Edição 102 – Ressurreição ou Reencarnação

Chega até vocês, caros leitores, mais uma edição da Revista Caminhando com o Itepa, e desta vez com um caráter todo especial e envolvente, tratando de um assunto peculiar que cerca a vida humana — Ressurreição ou reencarnação?

É um tema que bastante polêmico e, normalmente, traz variadas incompreensões. A ressurreição e a reencarnação, muitas vezes, são tidas como sinônimos ou, numa leitura popular, sem contradições. Por isso, esta edição do CCI busca aprofundar este tema, a fim de que nós cristãos possamos ter clareza quanto estas questões, para que assim possamos auxiliar na evangelização cristã.

Queremos primeiramente saudar o Cônego Alexander Mello Jaeger pelos 25 anos de ordenação sacerdotal, por seu desempenho como professor na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas — Itepa Faculdades, contribuindo no desenvolvimento do senso crítico e evangélico do ser humano.

Em especial, nesta edição do CCI, contamos com a contribuição de Dom Urbano Allgayer, bispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo. Seu artigo traz presente o tema da ressurreição, o qual, partindo dos quatro evangelhos, ou seja, da ressurreição de Cristo, busca fundamentar através de textos bíblicos angariados naqueles que conviveram com Jesus — os apóstolos, e de autores renomados, como o Papa Bento XVI, evidenciar e demonstrar a ressurreição.

Contamos também nesta edição com a colaboração do Pe. Ivanir Rodighero, o qual trabalha em suas linhas o tema da ressurreição a partir do título: “Vida Liberta — A Ressurreição de Jesus”, procurando trazer presente a ressurreição de Jesus conectada com a proposta do Reino de Deus. Busca fundamentar a ressurreição a partir de uma perspectiva histórica, ou seja, de um Jesus real, que viveu, anunciou, sofreu e foi assassinado. Para Rodighero, “o sentido da libertação total da ressurreição só aparece quando confrontada com a luta de Jesus pela instauração do Reino neste mundo”, é no mundo terreno que se experimenta a ressurreição, quando as injustiças e as explorações são denunciadas e extinguidas.

Com um texto provocativo e esclarecedor, Edivandro Luiz Frare e Maicon André Malacarne dissertam fazendo uma nítida diferenciação da proposta da ressurreição com a proposta reencarnação. intitulam o texto de “Ressurreição ou reencarnação: uma opção de fé” no qual clarificam a ideia de liberdade humana perante a fé, mas finalizam diferenciando ambas com as palavras de São Paulo aos Coríntios: “se se proclama que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos?”

Marciano Pereira, em seu escrito, elucida a “Felicidade do Reino dos Céus: Mateus 5,1-12”, fazendo uma bela leitura deste texto, nos instiga ao comprometimento e serviço ao Reino dos Céus, pois é este o horizonte de nossa caminhada. O Reino dos Céus é “um caminho a ser trilhado lado a lado com aqueles que possuem a dignidade ferida, pois, só consegue ser feliz quem promove a felicidade dos outros”.

Finalizando, escrevo um capítulo intitulado “Uma perspectiva cristã frente ao conceito de morte” o qual busco fazer uma análise de como a morte é evidenciada e vivida no cotidiano social, remontando as implicações e dissonâncias que durante séculos formaram a consciência das pessoas e ainda hoje permeiam em nosso meio. O texto busca uma fundamentação bíblica e evangélica para uma compreensão mais humana e libertadora da morte, trazendo a ressurreição como um caminho de liberdade e escolha humana que culmina na dinâmica de um Deus Amor.

Enfim, queremos desejar a todos os leitores uma ótima leitura e que degustem dos textos, pois como dizia Carlos Drumond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. Deixemo-nos contagiar pelos saberes e pelas letras, são elas que nos fazem melhor compreender a realidade. Que os textos nos provoquem e nos instiguem a nos envolver a cada dia mais na dinâmica do Reino de Deus.

Trecho retirado do editorial, por Regiano Bregalda.

Nesta edição você encontrará:

  • A ressurreição do Senhor, texto de Dom Urbano Allgayer
  • Vida liberta – a ressurreição de Jesus, texto de Pe. Ivanir Rodighero
  • Ressurreição ou reencarnação: uma opção de fé, texto de Edivandro Luiz Frare e Maicon André Malacarne
  • Felicidade do Reino dos céus: Mateus 5,1-12, texto de Marciano Pereira
  • Uma perspectiva cristã frente ao conceito de morte, texto de Regiano Bredalda
  • Entre outros.

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa –Ressurreição ou reencarnação
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 102
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Outubro de 2011
Páginas: 78