A você, que constrói conosco e Revista Caminhando com o Itepa, desejamos um abençoado ano de 2011.
A cada ano que surge traz consigo novos desafios a todos nós. Os novos contextos e particularidades de nossa vida nos impelem em busca do novo, exigem com que nossa resposta diante da Vida seja repensada continuamente. A Revista CCI busca ser um subsídio nesta tarefa, trazendo novos temas às rodas de discussão, sob diversos enfoques.
Para este ano nos desafiamos a abordar quatro temáticas norteadoras. A saber, “Pesquisas no Itepa”, “Congresso Teológico 2011”, “Ressurreição ou Reencarnação” e “CF 2012: Saúde Pública”. Há muito que discutir!
Dando o pontapé inicial ao itinerário proposto, a presente edição enfoca a pesquisa no Itepa. Uma frase lapidar do prêmio Nobel de Medicina, Albert Szent—Gyorgyi, nos introduz na discussão. Para ele, “Pesquisar e ver o que outros viram, e pensar o que nenhum outro pensou”. De fato, o desafio contínuo de qualquer pesquisador é chegar ao novo, seja através da descoberta de algo até então desconhecido em seu tempo, seja por meio da reconstrução e ressignificação dos saberes.
Não haveria sentido se o Itepa fosse um espaço de mera transmissão de saberes. Ele pretende ser muito mais, colocando-se como instrumento para a difusão da reflexão teológica a partir do contexto particular das dioceses que fazem parte do Instituto. Neste sentido a entrevista com o Pe. Ivanir Rodighero busca esclarecer os enfoques visados, além de explorar os caminhos já trilhados.
A sessão de artigos passeia pelas diversas temáticas pesquisadas no Itepa. O Pe. Jair Carlesso, com artigo intitulado “No princípio, criou Deus os céus e a terra”, traz presente perspectivas teológico-pastorais a partir de Gn l,l—2,4a, deixando claro o plano de Deus para a humanidade, além de explorar uma concepção decorrente de ser humano.
“O desafio da água e a participação da Igreja na formação para valores da bioética” é um texto produzido pelo Pe. Elisandro Fiarnetti, como resultado de sua pesquisa nesta direção. Iluminado pela CF 2004, o texto reflete a importância da discussão quanto a este bem tão precioso para a humanidade.
Somado a estes, o Pe. Rene Antonio Zanandréa partilha sua pesquisa na perspectiva litúrgica, com o texto intitulado “O canto e a música no contexto ritual da liturgia na Igreja Católica: desafios para a formação de agentes na Diocese de Vacaria/RS”. O artigo busca posicionar a importância da música na liturgia, trazendo importantes contribuições para a prática das comunidades.
O espaço aberto desta edição apresenta a “Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude”, assinada por Paula Grassi, Jaiane Seulin Kroth, Sérgio Hauth Júnior, Marina Berton, Maicon André Malacarne e Pe Edson Thomassin, todos delegados do Regional Sul III, na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude.
Diante da variedade de discussões presentes nesta edição, só nos resta desejar uma boa leitura dos textos. Que eles sirvam como provocações, para que nós também nos coloquemos em “atitude de pesquisadores, na medida em que surgirem inquietações em nós, a partir dos elementos desenvolvidos.
Trecho retirado do editorial por Eberson Fontana.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista com Ivanir Rodighero
- “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1,1): Perspectivas teológico-pastorais a partir de Gn 1,1-2,4ª, texto de Jair Carlesso
- O Desafio da Água e a Participação da Igreja na Formação para Valores da Bioética, texto de Elisandro Fiametti
- O canto e a música no contexto ritual da liturgia na Igreja Católica: desafios para a formação de agentes na Diocese de Vacaria/RS, texto de Rene Antonio Zanandréa
- Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, texto dos/as Delegados/as do Regional Sul III
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Pesquisas no Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 100
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Abril/2011
Páginas: 74