Prezado(a) leitor(a)!E com espírito de esperança que vos apresentamos a 88ª edição da revista Caminhando com o Itepa (CCI). Nesta oportunidade queremos refletir acerca da opção pela vida. Por isso, Escolhe, pois, a Vida.
A Campanha da Fraternidade (CF) 2008 alerta-nos para a necessidade de defender a vida na sua sacralidade. Quem opta por tal empreendimento assume compromissos: 1) dizer sim àquilo que humaniza; 2) buscar a sabedoria ética; 3) reforçar o paradigma eco-libertador; 4) lutar pela efetivação da justiça socioambiental; dentre outros apresentados nessa revista. A reflexão que propomos nas páginas que seguem, é fruto de esperança e de compromisso com a necessária escolha da vida.
O entrevistado dessa edição é Antônio Moser, doutor em Teologia com especialização em moral, na Academia Alfonsianum — Roma. Atualmente é Diretor Presidente da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, membro do Conselho Administrativo da Diocese de Petrópolis, pároco da igreja de Santa Clara, membro da Comissão de Bioética da CNBB, membro do Comitê de Pesquisa em Ética da Universidade Católica de Petrópolis — UCP, além de conferencista no Brasil e no exterior. Frei Antônio alerta-nos para a necessidade da vivência de uma espiritualidade que brote da fonte da vida. Segue a entrevista, refletindo questões importantes referentes a problemática das células-tronco, da anencefalia, do aborto e etc. Para Frei Antônio, a Igreja deve dizer sim àquilo que humaniza e à busca da construção de uma cultura de vida em nossa sociedade, para que esta se torne um espaço onde todos sintam prazer em viver. Por fim, alerta-nos para a necessidade de nunca perdermos a esperança de que um mundo melhor é possível.
O A seção “Artigos” inicia com a reflexão de Dirceu Benincá, doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP. Seu texto intitula-se: “Da desordem global à justiça socioambiental O autor afirma que o texto tenta discutir a seguinte questão: “é possível, efetivamente, garantir a democracia econômica, a preservação ambiental, os direitos humanos e a justiça social dentro do capitalismo 2 ” Dirceu analisa essa questão ilustrando com a descrição de realidades e com estatísticas que mostram a desordem global e a injustiça socioambiental provocadas pelo capitalismo. Nesse sentido, para construirmos um espaço de justiça socioambiental, surge-nos desafios que culminam na necessidade cultural e política de construirmos uma sociedade justa e equitativa, fundamentada na cidadania ecológica.
Na sequência, a professora Therezinha Steffen apresenta-nos seu texto. Therezinha ministra a disciplina de “Moral Especial: Bioética”, no Itepa. Seu artigo, intitulado “Escolhe, pois, a Vida” (Dt 30,19), nos convida a optar pela defesa da vida no seu valor incondicional e inviolável. Para tanto, faz-se necessário um olhar corajoso à realidade, que vá além do reducionismo do real ao imediato; que pergunte pelo sentido e que nos estimule a proteger, defender e a promover a vida. Therezinha Steffen alerta: necessitamos de uma sabedoria ética que nos instigue a enfrentar os desafios que se põe e a lutar pela construção de uma cultura de vida em nossa sociedade. Deste modo, estaremos optando pela vida na sua sacralidade.
Em seguida, temos a contribuição de Ivanir Antonio Rampon, mestre em Teologia da Práxis Cristã e professor do Itepa. Seu artigo intitula-se: “Ecologia: um paradigma em prol da vida “. No início do seu texto, Ivanir afirma que a ecologia se tornou um paradigma, sem o qual não se pode pensar no futuro do planeta Terra e da humanidade. A realidade ecológica clama por defesa. “Por todas as partes do mundo ecoam gritos de que outro mundo é possível”. Tornando-se um paradigma, a ecologia assume um caráter disciplinar transversal. “De nossas opções ecológicas dependerá o futuro da humanidade e do planeta”. Um dos grandes desafios apontados pelo autor é a alfabetização ecológica”: a oportunidade de compreender os princípios básicos da ecologia e viver de acordo com eles. Reforçar o paradigma eco-libertador é, pois, uma escolha pela vida!
Na seção “Espaço Aberto ” apresentamos alguns textos de acadêmicos. Michel Diego Pessini, acadêmico do Itepa, apresenta um belo poema. Nele, Michel reflete peculiarmente questões referentes à vida. A seguir; Frei Lucas Elias, acadêmico de Teologia da PUC/RS, proporciona-nos uma importante reflexão intitulada: “São Basílio Magno, O Defensor dos Pobres: A Homilia sobre Lucas 12 “. Nesse texto, Frei Lucas analisa a homilia de São Basílio Magno sobre Lucas 12, abordando uma problemática central à ação evangelizadora, a saber, o confronto entre pobreza e riqueza. Por fim, François Cristiano Cousseau escreve um texto intitulado: “Eis aqui o vosso Deus: uma breve incursão na profecia do Segundo Isaías (40-55) A reflexão desenvolvida por François busca, fundamentada na profecia do Segundo Isaías, “traços que delineiem o rosto de Yhwh e o seu projeto, no intuito de lançar luzes sobre a ação pastoral”
E, finalmente, desejamos a você, estimado(a) leitor(a), uma boa reflexão. Contamos com você para construirmos juntos uma cultura de vida em nossa sociedade. Que os textos apresentados nessa revista, ajudem-nos a tal empreendimento. Um ótimo ano de 2008. Avante!
Jeverton Slongo
Nesta Edição você encontrará:
- Entrevista com o Frei Antônio Moser;
Artigos:
- Da desordem global à justiça sócio-ambiental, texto de Dirceu Benincá;
- “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19), texto de Therezinha Steffen;
- Ecologia: um paradigma em prol da vida, texto do Pe. Ivanir Rampon;
Espaço Aberto:
- São Basílio Magno, o defensor dos pobres: a homilia sobre Lucas 12, texto do Frei Lucas Elias;
- “Eis aqui o vosso Deus!”: uma breve incursão na profecia do Segundo Isaías (40-55), texto de François Cristiano Cousseau;
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br ou preencha o formulário
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Escolhe, pois, a Vida
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 88
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Março de 2008
Páginas: 80