Ao final de mais um ano, a revista Caminhando Com o Itepa (CCI) apresenta sua publicação de número 87, tendo como tema central a oportuna questão da liturgia.
A liturgia cristã é ação ritual do evento real da salvação, revelada em Jesus Cristo. É a atualização
da entrega de Cristo para nossa salvação. Como diz a Sacrosanctum Concilium, “é o cume para qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10). Apresentaremos nas páginas que seguem alguns aspectos da liturgia, dentre os quais: homilética, canto na liturgia, espaço sagrado e a liturgia no documento de Aparecida.
A entrevistada dessa edição é Ione Buyst, um dos ícones em se tratando de liturgia em nosso país. Uma grande variedade de elementos da liturgia são enfatizados nessa rica entrevista. Ione inicia respondendo sobre os avanços litúrgicos a partir do Concílio Vaticano II, e segue dando destaque para a retomada da Palavra, a participação ativa dos leigos, a valorização da música na liturgia, e um maior empenho na formação litúrgica.
Fala também sobre a inculturação da liturgia, a mistagogia, a relação da liturgia com os estudos teológicos, a contribuição da liturgia no tocante ao chamado feito a todos os cristão para serem discípulos e missionários, e sobre o domingo como o dia do Senhor. Faz também uma pequena avaliação sobre a celebração litúrgica na Igreja do Brasil.
Na sequência são apresentados cinco formativos artigos. O primeiro deles, intitulado “A liturgia no documento de Aparecida”, é escrito por nosso colaborador de longa data Pe. Antonio Valentini Neto, pároco da Catedral São José de Erexim. Pe. Antonio faz uma breve retomada dos Sínodos e das Conferências Gerais, dando destaques aos temas específicos de cada uma delas. Faz menção também à importância e influência do povo simples e piedoso que frequentou o Santuário de Aparecida durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. Apresenta alguns acenos litúrgicos no Documento de Aparecida e encerra seu artigo descrevendo a importância da liturgia na vida do discípulo missionário.
Outra grande contribuição nos é dada pelo mestre em Teologia Dogmática Pe. Egidio Balbinot, em dose dupla. O primeiro artigo do Pe. Egidio é “Onde e como a política pode ‘entrar’ na liturgia”. O referido autor busca demonstrar a relação existente entre liturgia e política, principalmente na celebração eucarística. Para isso detalha primeiramente a liturgia de modo geral e, em seguida, os diversos ritos da celebração eucarística. Dá grande destaque para o aspecto “revolucionário” da liturgia.
O segundo artigo apresentado por Pe. Egídio é intitulado “Significado Teológico e Pastoral da Catedral Diocesana”. Aqui o autor aprofunda o sentido teológico, litúrgico, eclesiológico, pastoral e simbólico da catedral. Faz uma apresentação detalhada dos elementos do espaço litúrgico da catedral, bem como da ação litúrgica realizada na “domus ecclesiae”.
Prosseguindo, temos a frutuosa participação do Dr. Mauro Batista de Souza, com o texto “A nova Homilética: ouvintes como ponto de partida na pregação cristã”. Corno o título já mostra, Dr. Mauro busca fazer uma reflexão sobre a nova homilética, partindo de uma experiência vivida na América do Norte e que está chegando até nós. O ponto chave para essa nova ideia de homilia, ou prédica, é a substituição do pregador pelo ouvinte no centro da pregação. Para isso o autor faz uma pertinente apresentação e grande valorização da pregação indutiva e narrativa.
Concluindo a seção “artigos”, temos a colaboração de nosso professor do Itepa Pe. Rene Antonio Zanandréa, com o texto “Cantando rezamos, rezando cantamos! A necessidade de formação para os animadores do canto litúrgico”. Pe. Rene enfoca o aspecto da música na liturgia, partindo da experiência de um Curso de Canto Litúrgico e Pastoral vivido na Diocese de Vacaria. E segue tratando do significado e importância da vida litúrgica para indivíduos e comunidades, e também da arte musical especificamente.
Na seção “Espaço Aberto” temos quatro sínteses monográficas, a saber: “Eucaristia e compromisso social a partir da realidade da paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama” (Mauro Parcianello), “Religiosidade Popular: Reisado em Balsas, uma experiência do Sagrado” (Raimundo José de Barros Cruz”), “Espiritualidade e Ecologia:a experiência profética da Arcan” (Cleberton Piotrowski)e “A comunicação Eucarística na Matriz Conceição a Serviço da Evangelização” (Leandro de Mello). E também os textos de Mateus Danieli “Liturgia das Horas: a oração da Igreja, povo de Deus!”, e do Grupo de Estudos Teologia e Vida religiosa “A humanização do seguimento de Jesus Cristo a partir da Parábola do Bom Samaritano”. Encerrando essa edição apresentamos uma carta de apoio a luta pela Reforma Agrária, redigida pelo Instituto de Teologia a Pastoral juntamente com seu Diretório Acadêmico.
A todos e todas uma boa e produtiva leitura, feliz Natal e abençoado Ano Novo.
Trecho retirado do editorial, por Mauro Luiz Argenton.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista sobre Liturgia com Ione Buyst
- A Liturgia no Documento de Aparecida, texto de Pe. Antonio Valentin Neto
- Onde e como a política pode “entrar” na liturgia, texto de Pe. Egídio Balbinot
- A nova homilética: ouvintes como ponto de partida na pregação cristã, texto de Mauro Batista de Souza
- Cantando, rezamos! Rezando, Cantamos!: A necessidade de formação para os animadores do canto litúrgico, texto de Rene A. Zanandréa
- Significado teológico e pastoral da catedral diocesana, texto de Pe. Egídio Balbinot
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Liturgia
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 87
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Dezembro de 2007
Páginas: 135