A Revista Caminhando Com o Itepa querser um instmmento de formação e evangelização. Movidos por essa preocupação nesta edição, decidimos abordar o tema da juventude, a fim de perceber e apresentara os leitores a forma como o jovem evangeliza, é evangelizado e se deixa evangelizar. Destaque se dá também na relação do jovem com a Igreja, com a sociedade e o contato que possuem com as realidades que se apresentam hoje, fator de grande influência na formação dos futuros cidadãos de nossa sociedade. Nosso objetivo é apresentar a realidade vivida pela juventude de hoje e a sua importância para a evangelização na Igreja. Para isso, os jovens necessitam de motivação, oportunidade e acima de tudo credibilidade.
Para esta edição entrevistamos o padre Hilário Dick. Padre Hilário é doutor em Letras e padre jesuíta. Dedicou toda a sua vida à causa da juventude. Atualmente, trabalha na Unisinos. Entre suas publicações citamos “Discursos à Beira dos Sinos. A emergência de novos valores na juventude: o caso de São Leopoldo”, Cadernos IHU, Unisinos, n. 18, 2006. O padre Hilário nos fala da juventude e das novidades apresentadas pelo documento da CNBB sobre a evangelização da juventude, aprovado em maio deste ano. De acordo com o entrevistado, para a juventude que sofre a influência do contexto pós-moderno, se faz necessário uma vivência grupal para não perder os valores sociais e um maior contato com a Bíblia. Por fim, apresenta algumas pistas de animação para grupos de jovens e faz uma breve análise do precioso discurso do Papa dedicado aos jovens por ocasião de sua visita ao Brasil.
Em seguida temos a contribuição do padre Marcos Oliveira Pereira. Padre Marcos é padre diocesano da Diocese de Erexim e vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas. No artigo intitulado “Condições para o protagonismo do jovem na construção da nova sociedade”, padre Marcos faz uma análise da realidade atual e o que essa realidade apresenta aos jovens, estes que muitas vezes são “manipulados” pelos vários atrativos oferecidos. Por outro lado, não deixa de mostrar a força e o vigor da juventude que traça ideais e busca luzes nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Para enriquecer a temática desta edição, o padre Fabiano Dalcin, padre da Diocese de Vacaria em missão no país de Moçambique, na África, nos conta como é a realidade do povo daquele local, dando enfoque a situação enfrentada pelos jovens. É um texto que nos faz refletir sobre as diferentes situações e oportunidades disponíveis para os nossos jovens com relação aos jovens africanos.
Um texto emocionante nos é apresentado pelo padre Ivo Pedro Oro, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê, Diocese de Chapecó. Padre Ivo é Mestre em Ciências Religiosas pela Universidade Federal de Juiz de Fora — MG. Digo que esse artigo é emocionante, e realmente o é, porque relata um fato tragico, mas ao mesmo tempo apresenta um forte testemunho de acolhida, solidariedade e amor dedicado ao jovem Aldo. Com certeza esse texto nos faz perceber se estamos sentindo a presença de Deus no irmão que ajudamos e se realmente amamos a Deus através do amor ao próximo.
Outro artigo que apresenta “a cara da juventude” nos é apresentado pelo padre Adelar Carlos Dalsoto, assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Passo Fundo e do projeto pós Crisma e vigário da Paróquia São José Operário. O padre Adelar faz uma ótima análise do ser jovem no mundo de hoje, o que ele pensa, o que busca e onde procura alternativas que deem “sentido” para sua vida. Por ter larga experiência de trabalho com os jovens, o padre Adelar apresenta algumas formas de alcançar o jovem para lançar-lhe desafios e motivá-lo a ser sujeito de sua busca. A evangelização da juventude, desafiante no contexto pós moderno, é o ponto de destaque desse artigo.
O quinto texto é apresentado por Dom Zeno Hastenteufel, Bispo Diocesano de Novo Hamburgo/RS e Doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Zeno faz um importante resgate histórico dos movimentos da juventude católica que formam a “ação católica”. A chamada “ação católica” foi dando condições para o surgimento de novas organizações da juventude na Igreja, dentre eles o CLJ. Dom Zeno nos conta como aconteceu o surgimento do CLJ, como se organizam e qual a sua atividade na Igreja.
A sessão do “Espaço aberto” conta com três artigos e três sínteses monográficas. O primeiro artigo “Por uma Vida Religiosa mais Humana” é elaborado pelo grupo de estudos de Teologia e vida Religiosa do ltepa. Este artigo traz presente os aspectos da vida consagrada diante do contexto pós moderno. O segundo é um artigo do estudante de teologia e seminarista da Diocese de Chapecó, François C. Cousseau, intitulado “E o Verbo se fez Carne: a Revelação como fundamento Moral”. Esse artigo nos oferece uma reflexão sobre o comportamento moral como compromisso cristão. Em seguida temos o artigo do Frei Everton Berny Machado, religioso Carmelita Descalço e estudante do V Semestre de Teologia no ltepa. Seu artigo “O encontro dos Místicos do Carmelo com a Espiritualidade da Libertação” relaciona a mística carmelitana com a espiritualidade da Libertação, orientando para uma prática libertadora através da espiritualidade do seguimento de Jesus.
Por fim, queremos nesta e na próxima edição, apresentar e compartilhar com os leitores um momento de grande alegria para o ltepa: as apresentações monográficas realizadas pelos estudantes do quarto ano. Nesta edição os seminaristas da Diocese de Frederico Wetsfalen, Leandro Piffer, Tiago Wolmann e José Vilson Voguel apresentam as sínteses de seus trabalhos. Leandro realiza sua pesquisa na área litúrgica e seu trabalho é intitulado “Ação Litúrgica: Memorial de Cristo realizado por sua Igreja”. Tiago faz sua pesquisa a partir da experiência na pastoral da saúde e o seu trabalho apresenta “A pastoral hospitalar a luz da parábola do bom samaritano”. José apresenta seu trabalho a partir da comunhão associada ao processo formativo, intitulado “Comunhão: da formação à vida presbiteral”.
Assim queremos vos apresentar esta edição. Que nela o/a leitor/a encontre motivações para apostar na juventude e também conteúdos de formação e evangelização.
Trecho retirado do editorial, por Deomar Luís Bordignon.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista sobre Juventude com Pe. Hilário Dick
- Condições para o protagonismo do jovem na construção da nova sociedade, texto de Pe. Marcos Oliveira Pereira
- A juventude em moçambique, texto de Pe. Fabiano Dalcim
- O clamor de Deus na vida e morte do jovem ALDO, texto de Pe. Ivo Pedro Oro
- Juventude que se organiza também se evangeliza, texto de Pe. Adelar Carlos Dalsoto
- Os trinta anos de um movimento juvenil, texto de Dom Zeno Hastenteufel
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Juventude
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 85
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Junho de 2007
Páginas: 87