Revista CCI, Edição 59

Final de ano, tempo de avaliação, de rever a vida, de reflexão. Final de ano, tempo de rever projetos, prioridades, reafirmar compromissos, fortalecer as esperanças e retomar as utopias, mesmo em meio a tantos desencantos. Neste tempo de revisão, faz bem lembrar que o maior de todos os princípios, que move nossa ação é o amor. Os cristãos agem movidos por amor. Não poderá jamais ser o individualismo, a arrogância, os interesses pessoais ou qualquer outro sentimento que impulsione nosso agir. Ou agimos movidos por amor, ou nossa ação será estéril.

Assumindo o amor como princípio básico, a primeira resultante que daí decorre será, então, a recuperação da centralidade da pessoa humana. Carentes de significado seriam nossas ações se não tivessem como meta de todos os projetos a centralidade da pessoa humana. Somente as ações movidas por amor serão capazes desta tarefa.

A revista Caminhando com Itepa, nos oferece uma excelente reflexão neste sentido. Pe. Marcelo Guimarães nos brinda com uma rica entrevista, ressaltando a paz como tarefa de muitas mãos e nos desafia a encarnarmos uma educação para a paz. A recuperação da centralidade da pessoa humana passa pela indignação diante da fome na “Casa do pão”. É nosso estudante de teologia, Marlo Flávio Tessaro, quem nos ajuda com esta reflexão. A idolatria, que tem como alimento suor e sangue humano, exigindo culto e adoração em detrimento da liberdade e da dignidade. O tema tratado pelo Pe. Wilson Lill é “Por uma teologia anti—idolátrica”. “A formação: experiência e processo”, nos desafia ao espírito comunitário, “a romper a casca dura do eu para alcançar o nós e construir o processo comum”, tendo a pessoa humana como centro deste processo formativo. É a contribuição que o Pe. Rodinei Balbinot oferece aos leitores. Finalmente, Pe. Ivanir Rodighero nos oferecepara reflexão, o tema dos “Milagres”. Oportuna e necessária, esta reflexão nos ajuda a não cairmos ou, quem sabe, nos levantar deste letargo fundamental e intimista com que vem marcada nossa vivência cristã.

Estes, são alguns dos temas que nos ajudam a avaliar o ano que estamos encerrando, redimensionar nossas ações, encarnar o amor como princípio básico e recuperar a centralidade da pessoa humana.

A nossos(as) leitores(as), um Feliz Natal e um Santo Ano Novo! Esperamos contar com cada um(a) de vocês ao longo de 2001. Desejamos que desfrutem de nossa revista.

Trecho retirado do editorial, por Pe. Claudio Prescendo.

 

Nesta edição você encontrará:

  • Entrevista com Marcelo Guimarães sobre o processo de construção da paz face ao novo milênio
  • Na “Casa do Pão” falta pão, texto de Marlo Flávio Tessaro
  • Por uma teologia anti-idolátrica: recuperar a transcendência do Deus de Israel – Sb 13-15, texto de Pe. Wilson Pedro Lill
  • Formação: experiência e processo, texto de Pe. Rodinei Balbinot
  • Jesus de Nazaré fez milagres! E daí? Alguns Aspectos dos milagres bíblicos especialmente nos Evangelhos Sinóticos, texto de Pe. Ivanir Antônio Rodighero
  • Sofre?, texto de Giovani Frana

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 59
Mês/Ano: Novembro/2000
Páginas: 66