Vive-se o tempo da globalização. É moderno usar o vocábulo. Quem o usa corriqueiramente passa aos seus interlocutores a idéia (falsa?) de sabedoria. A ideia de alguém bem informado, atualizado, moderno. Porém, pergunta-se: globalização de que? Todos saberem um pouquinho sobre nada? Fazer-se algumas observações genéricas sem aprofundar nada?
A Revista Caminhando com o ltepa vem se constituindo num espaço diferente, um espaço pedagógico importantíssimo, onde alunos e professores sistematizam pensamentos e idéias, colocam-nas em debate com os leitores e buscam a síntese em grau superior.
O processo de aprofundamento das idéias tem sua expressão mais forte e conflitiva no exercício da elaboração monográfica.
As monografias vêm apontando para a fragilidade dos conhecimentos produzidos, fazendo perceber a dificuldade de ser sujeito que produz e não só consome conhecimento. Esse processo é muito conflitivo e desgastante. Porém, o enfrentamento destes conflitos, aperseverança na superação dos mesmos é que vão apontando os passos para a maturidade acadêmicado do Instituto. A apresentação das monografias, sem dúvida, está revelando passos largos que credenciam o Instituto como sério, responsável e atingindo os degraus da cientificidade.
Não é demérito para um aluno do Itepa não conseguir aprovação. Isso acontece com aluno de qualquer Instituição educacional séria. Da mesma forma não é demérito para o Itepa. Pelo contrário, mostra que nem tudo vale. Há que se atingir um certo grau de maturidade e eticidade na produção do conhecimento
Em tempos de neoliberalismo, onde a regra é competir o leitor é convidado a saborear uma entrevista que apresenta um fundamento comunitário para a vida.
Em tempos de campanha eleitoral onde não faltam promessas de pão e fartura faça uma análise mais profunda: por que não existe pão na “Casa do Pão”?
Em tempos de “aleluias e louvores” é bom recordar, com o profeta Sofonias, que a fé só é completa com o anúncio e a denúncia para que a vida floresça.
O Pe Otávio José Klein partilha sua dissertação Mestrado sobre a “Campanhada Fraternidade no AR”. O poder da comunicação é, hoje, decisivo. Pode matar ou fazer viver. O monopólio e ou a ideologização
das informações é uma das formas modernas de dominação.
Bioética e Política são dois temas de profunda relevância para os tempos atuais. A salvação, a promoção da vida e da dignidade da pessoa humana passa, necessariamente, por decisões políticas. Estas necessitam de critérios éticos.
Trecho retirado do editorial, por Pe. Wilson Lill.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista com Pe. Vitor Galdino Feller sobre Deus Uno e Trino
- Sofonias: o profeta do pobre, texto de Amalda Brigida Mazurek
- A campanha da fraternidade no ar: estudo da Campanha da Fraternidade 1999 em três emissoras de rádio católicas na Diocese de Passo Fundo/RS, texto de Pe. Otávio José Klein
- Presbíteros na política, texto de Pe. Claudio Prescendo
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 58
Mês/Ano: Setembro/2000
Páginas: 64