Já estamos vivendo o período quaresmal do grande jubileu do nascimento de Jesus. A memória dos 2000 anos do “Verbo que se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14) nos traz novas perspectivas na luta para resgatarmos a dignidade humana ferida e a paz. Para vivenciar melhor este tempo, o Itepa está consultando os ex—alunos e ex-alunas para um encontro de partilha, de celebração, de resgate teológico-pastoral do Instituto e para vislumbrar novos horizontes.
A Igreja – no projeto Rumo ao Novo Milênio – nos apresenta a face trinitária de nosso Deus. A fé cristã está baseada num Deus que é Uno e Trino. As pessoas divinas são diferentes entre si, mas constituem o mesmo Deus. Um Deus único, mas não solitário. Este mistério revela que Deus é comunidade e, sem dúvida, a mais perfeita de todas. Ela é inspiração para nossas comunidades. Neste sentido, não podemos esquecer que fomos criados a sua imagem. Este Deus foi revelado pelo Filho, que passou pelo mundo e se definiu como: “o caminho, a verdadee a vida” (Jo 14,6). Foi assassinado, mas ressuscitou. Aqui reside o núcleo central de nossafé (1Cor 15,14). É Dele que brota o grande apelo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um”(Jo 17,ll).
O Evangelho de João, o sugerido pelo projeto acima citado, nos faz uma pergunta — que outrora Jesus teria feito a André e o outro discípulo — “O que vocês procuram?” (Jo 1,37). Estas, segundo o quarto evangelho, foram as primeiras palavras de Jesus e que nos dão sentido de que estamos a caminho, procurando e buscando aquele que é a Luz, o Pão da Vida, o Bom Pastor, a Água Viva, o Cordeiro, a Porta, a Videira. .. Este evangelho, portanto, nos propõe uma reflexão sobre as questões básicas de nossa existência, tais como: alegria, amor, vida, paz, verdade, relacionamento, fé, misericórdia, humanidade, unidade, dignidade, paz, fraternidade…
A aula Inaugural, deste 17º ano de vida do Itepa, nos ajudou a compreendermos melhor a Campanha da Fraternidade Ecumênica abordada em seus aspectos teológico—pastorais. Ela foi uma pequena prática ecumênica, pois recebemos contribuição, atravésdo painel onde tivemos a presença das Igrejas Metodista, Católica Romana e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Esta reflexão será abordada, em parte, na entrevista com o Pastor da Igreja Metodista. Um espaço privilegiado para aprofundar e darmos continuidade a Campanha, a nível de Itepa, será o fórum com o tema: “Ética Cristã e Compromisso Social no Contexto Neoliberal”. Este número de “Caminhando com o ITEPA” está inserido inteiramente na abordagem de alguns aspectos destes desafios.
Este é um ano que completa mais um século e milênio. É neste alvorecer de um novo tempo que necessitamos reacender as práticas que produzam relações inclusivas pautadas pela justiça, amor, dignidade humana e fraternidade. A missão é imensa, mas as palavras de Jesus nos orientam: “Vem a hora, e já chegou, em que vocês se espalharão, cada um para o seu lado, e me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois o Pai está comigo. Eu disse essas coisas, para que vocês tenham minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,32-33).
Trecho retirado do editorial, por Pe. Ivanir Antonio Rodighero.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista: Reverendo Antônio A. de Vargas Trindade sobre a “CF. 2000: Fundamentação Bíblico-Teológica e perspectivas pastorais para as igrejas”
- Resgatando a dignidade construindo a paz, texto de Gelson Franceschi e César Cleber Buzatto
- O Evangelho de João a partir da comunidade joanina, texto de Pe. Odalberto Domingos Casonatto
- Ressurreição de Lázaro, texto de Laercio Francisco Sponchiado
- entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 56
Mês/Ano: Abril/2000
Páginas: 58