Amigo(a) leitor(a) quando sentamos para pensar e planejar o terceiro número da Revista Caminhando com o ITEPA, várias vezes perpassou a nossa conversa de formas diferentes – a história contada por Jorge Boran. “Era uma vez um príncipe, na Índia, que convidou um grupo de cegos para visitá-lo no seu palácio. O príncipe colocou os cegos diante de um elefante. Cada cego foi conduzido à mão para uma parte do animal para que o apalpasse. Depois o príncipe perguntou para os cegos o que era aquilo. Então o que tinha apalpado a barriga disse que aquilo era um enorme saco macio. O que tinha apalpado o rabo discordou, dizendo que aquilo parecia com um chicote. O que tinha apalpado a orelha ficou irritado e declarou que aquilo era uma folha de bananeira. O que tinha apalpado a tromba caçoava dos outros, dizendo que não era nada disso que estavam falando; era uma mangueira de água. O que tinha apalpado a perna afirmava que aquilo era um poste fortemente fixado na terra. Os cegos começaram a brigar entre si, cada um dizendo que tinha razão.
Cada cego percebeu apenas uma parte do elefante, mas não conseguiu perceber a parte dentro de um todo. com o objetivo de que cada texto possa refletir o todo teológico, espelhado na pastoral do qual o Instituto dá grande ênfase, que nos apresentamos, para que cada um possa apalpar com espírito crítico, os seguintes artigos:
“Rute: O Rosto do Pobre que se organiza” elaborado pelo Ademir e Luís, quer ser uma leitura que manifesta a luta pelo resgate do direito a uma vida feliz.
“Oxalá, tudo isso fosse quimera!” escrito pelo Rodinei quer encarar de frente o elefante e com olhos bem abertos dizer que infelizmente somos movidos por ideologias que não permitem ver o nosso horizonte.
“Psicologia e Pastoral” escrito pelo Pe. José e Pe. Gervásio quer abrir o leque para entendermos o comportamento do “elefante” frente a ação dos agentes de pastoral. Clareando algumas questões a respeito da psicologia na ação pastoral. Confira!
“A Condução e a Assessoria a uma Proposta Político-Pedagógica” escrito pelo Pe. Elli e acadêmicos do terceiro ano de teologia nos quer apresentar alguns pontos indispensáveis para a assessoria e elaboração de uma proposta pedagógica. Não deixe de dar uma apalpada no texto!
E a mulher vai deixando o seu recado. O artigo “Jesus e as Mulheres nos Sinóticos, na luta contra a discriminação” escrito pela Mirte quer mostrar a força e alma feminina no Tempo de Jesus.
O artigo que fala do III Encontro de Estudantes de Teologia onde foi refletido sobre Teologia num Mundo em Mudança, quer nos mostrar como esse encontro foi significativo para os estudantes de Teologia e para os Institutos. São as relações entre Institutos deixando ai o seu recado.
Texto do editorial, por Adelar Carlos Dalsoto
Nesta edição você encontrará:
- Rute: “O Rosto do Pobre que se Organiza”, texto de Ademir Rubini e Luís R. de Oliveira
- Oxalá, Tudo Isso Fosse Quimera!, texto de Rodinei Balbinot
- Jesus e as Mulheres nos Sinóticos, na Luta contra a Discriminação, texto de Mirte S. Pagnussat
- A Condução e Assessoria à uma Proposta Político-Pedagógica, texto de Pe. Elli Benincá e acadêmicos do 3º ano de Teologia
- Psicologia e Pastoral, texto de Pe. José Avelina Zanella e Pe. Gervásio Backes
- Partilhar a Teologia que Fazemos e Buscar a Teologia que Queremos, texto de Iracilda Glória Turcatto e Laercio Francisco Sponchiado
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 46
Mês/Ano: Setembro/1997
Páginas: 75