Revista CCI, Edição 44

Renovados pela ressurreição do Senhor Jesus Cristo e movidos pela Utopia do Reino, estamos de volta. É preciso caminhar, mas só caminha quem tem direção, essa é uma grande verdade. Os cristãos, temos direção definida: o Reino de Deus. Tendo direção, temos, consequentemente, motivo para caminhar. Portanto, pé na estrada.

Mas que estrada? Na estrada de Jesus, é claro. Caminhamos para o Reino de Deus seguindo os passos de Jesus. Jesus que nasceu na periferia de Belém, foi rejeitado desde o ventre materno pelos poderosos e foi acolhido pelos pequeninos: a) primeiro pelas mulheres; b) depois pelos doentes, aleijados, coxos, viúvas, possessos, cegos…; e) e ainda pelos que se dispuseram a caminhar com ele. Jesus foi condenado e morto, mas ressuscitou e se tornou o Cristo, o ungido, Filho de Deus que se submeteu à condição humana. Verdadeiramente Homem—Deus.

Até aqui tudo maravilhosamente bem, não é?

Quer dizer que a estrada de Jesus têm sinais igualzinhos aos das nossas estradas? Não é bem isso, mas Jesus não quer que capotemos nossa consciência por excesso de velocidade, falta de sinalização, embriaguez; ou que despencamos no precipício da alienação.Por isso coloca placas que nos ajudam a permanecer na sua estrada.

Estas placas estão plantadas dentro da estrada de Jesus, basta optamos por ela e lê-las dentro de nosso contexto, de nossa vida. Basta nos comunicamos com Deus e com os irmãos. Basta lutarmos para que haja igualdade de direitos nas relações de gênero, nas relações sociais, políticas e econômicas. Basta fazer do caminho de Jesus nosso caminho, no seguimento, no testemunho, no diálogo, no serviço, na partilha e no amor.

Queremos abrir nossas reflexões deste ano com essas questões inquietantes. Certamente estás disposta/o a caminhar conosco. Assim podemos dizer: Caminhamos na estrada de Jesus, em busca do Reino de Deus, e em sua compania.

Boa leitura!

Trecho retirado do editorial, por Rodinei Balbinot.

Nesta edição você encontrará:

  • Entrevista com Pe. Fernando Aletemeyer sobre a Fraternidade e os encarcerados
  • Chaves de leitura para a compreensão do Evangelho de Marcos: o caminho e o seguimento de Jesus, texto de Pe. Odalberto Domingos Casonatto
  • O poder da sedução: Javé o os ídolos na profecia, texto de Daniel Antonio Salvador
  • A comunicação no cotidiano da pastoral e as novas tecnologias: a pastoral da comunicação, texto de Pe. Clair José Lovera
  • As relações de gênero, texto de Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira e Rita Loici Schneider
  • Entre outros

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 44
Mês/Ano: Abril de 1997
Páginas: 69