Revista CCI, Edição 15

Enquanto a Igreja vai prosseguindo sua caminhada, nutrindo novas experiencias e vivenciando novos desafios, e salutar, benéfico e necessário que revise, avalie, dinamize e alterne sua ação pastoral.

A pastoral e a alma da Igreja. Por conseguinte, se for mal planejada e mal executada, a Igreja, como organização humano—divina, tende fatalmente a se desmantelar, entrando em crise.

Pretendemos no presente número de “Caminhando com o ITEPA”, dar sequência a algumas reflexões acerca do tema da Pastoral. Nunca será demais refleti—lo, na tentativa de aproximar a práxis cristã da utopia evangélica, uma vez que o autêntico reflexionar teórico deve remeter imprescindivelmente para o engajamento prático—pastoral.

Nesta perspectiva, o método processual de formação e aperfeiçoamento de agentes pastorais leigos, religiosos e presbíteros, faz-se sumamente importante. É preciso que haja uma formação integral, considerando—se os vários elementos integrativos: espiritual, afetivo, educacional e pastoral. A boa preparação de lideranças garante o dinamismo da atividade pastoral.

A tarefa profética é extensiva a todos os homens em qualquer circunstância ou contexto em que se encontram. Aos que ousam ouvir este apelo, muitos são os desafios que se lhes apresentam. Desafios estes, que evocam a urgência de buscar modalidades pastorais condizentes e coerentes com a realidade circundante.

Quando se trata de operacionalizar a proposta evangélica, avulta uma série de dificuldades e embaraços, a saber: como anunciar a Boa Nova numa realidade historicamente multiforme? Concepções diferentes e, não raro, dissonantes de entender a missão da Igreja e os modos específicos de conduzi—la. Aspectos que constituem, muitas vezes, “foco de tensões”.

Trata—se então de não esmorecer, mas dar novo alento e impulso na ação libertadora. A propósito, o pensar teológico deve sinalizar um compromisso concreto de renovar a Igreja, transformando as estruturas sociais que amordaçam e oprimem o homem, em situações, onde a vida obtenha valor primordial. O cristão não pode assumir uma postura de indiferença ante a depredação constante e crescente da vida humana. E, assim é preciso pensar melhor.

Faz—se mister analisar e refletir mais ampla e profundamente a realidade onde se efetiva a ação pastoral a fim de ponderar, discernir e apontar princípios metodológicos eficazes para a concretização do projeto fraterno.

Trazemos aos leitores algumas reflexões sobre o tema aludido, enfocando alguns aspectos da pastoral popular: espiritualidade pastoral; caráter profético da pastoral e considerações afins. Também apresentamos aspectos sobre a doutrina cristológica — dimensão descendente e ascendente, presente no Documento de Puebla. Cabe ressaltar e chamar a atenção para a realização da Primeira Jornada Teológica que tratará o tema da Eclesiologia Latino—americana, à luz da realidade do interdiocesano Norte.

Alunos e professores já vivem o espírito desta I Jornada Teológica. Por isso, desde já, conclamamos todos os agentes de pastoral e líderes de movimentos populares para que venham participar deste importante evento.

A obra evangélica e desafiadora e conflitiva tanto quanto premente. Considerar—se conclamado, eis o desafio. Reanimar—se sempre, eis o compromisso. Sigamos confiantes na força de Deus através da graça vivificadora do Espírito Santo; em nosso esforço e no animo mutuo. “O serviço da Palavra torna—se cansativo e difícil, mas a certeza de trabalhar para uma grande causa faz—nos correr o risco com entusiasmo”. (Bonora, A. Amós o Profeta da Justiça. Ed. Paulinas, pág. 5).

Trecho retirado do editorial.

Nesta edição você encontrará:

  • Texto em preparação à Primeira Jornada Teológica do ITEPA, texto de Neuro Zambam
  • O caráter Profético da Pastoral, texto de Pe. José Gehno
  • Modelos eclesiológicos e ministérios eclesiais, texto de Odêmio Antônio Ferrari e Vilmar Giacobbo
  • Conversando sobre liturgia, texto de Wilson Pedro Lill
  • Oração e ação: dualismo ou unidade, texto de Dirceu Benincá
  • O Acre que eu vi, texto de Pe. Nelson Tonello
  • A situação da família, hoje, texto de Edite Ribeiro, Egon Schuster e Élio Eilert
  • Cristologia do Documento de Puebla, texto de Pe. Pedro E. Simon
  • Encontro dos formadores da Diocese de Passo Fundo, texto de Pe. Ivanir Rodighero
  • Entre outros

 

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 15
Mês/Ano: Agosto/1989
Páginas: 54