Tentando expressar o pensamento de alunos e professores do Instituo de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, tornando—o público, sobremaneira em nossa região (lnterdiocesano Norte), para que seja apreciado, avaliado, criticado, considerado, queremos refletir neste decimo quarto número (14º) de nossa Revista, alguns aspectos, que ao nosso ver, são de grande valia. E, certamente, servirão para iluminar nossa prática, na tentativa de realizarmos o Plano de Deus
O ITEPA, desde sua criação, tem um carinho todo especial para com a prática pastoral, principalmente como elemento integrante de formação dos alunos. Por isso, é entendida como necessária e deve perpassar todas as disciplinas do curso de teologia. Desta forma, prática pastoral será “fermento na massa”, com condições de iluminar os homens na busca de mudança das estruturas injustas para ou trás que melhor se adequam ao Projeto Libertador de Jesus Cristo. Este, quando concretizado, será expressão de vida nova, onde todos de forma organizada, possam ganhar o pão e ter direito a lugar par viver dignamente, quando houver a superação das desigualdades sociais, o respeito às diferenças e a decisão de realizar a comunhão entre todos – sinais do Reino de Deus.
Evidente que isso nunca foi atingido em sua totalidade, nem por isso desanimamos ou deixamos de criticar, questionar e buscar. Vários foram os acertos e tentativas de acertos em nossa ação pastoral. Por isso, sempre procuramos tê-los presente no dia-a-dia de nossos estudos. Pois a teoria se constrói a partir da prática. A reflexão promana da ação. A nossa esperança e nossa luta de irmãos se concretiza na interação fé e vida.
Com efeito, os artigos deste número do Caminhando com o ITEPA tem como tema central a Pastoral. Neste sentido alguns aspectos serão enfocados, tais como: reflexão sobre a pastoral em si; pastoral no ITEPA; Bíblia e Pastoral; Comunicação e Pastoral; Igreja e Propriedade da Terra; Pastoral no lnterdiocesano Norte; Conflito religioso e práxis; e outros assuntos mesmo não sendo estritamente ligados a temática pastoral, dizem respeito ao homem e a sua história, que por sua vez não deixa de ser uma prática de Vida.
Não é nosso objetivo dar respostas prontas ou esgotar o assunto; mas, queremos contribuir para clarear pontos que nos parecem importantes. A pastoral numa perspectiva libertadora torna—se conflitiva, pois defronta—se com uma realidade de conflitos variados, onde homem e sociedade se vitimam. Aí estão as preocupações, problemas, conquistas e esperanças que o caminhar da prática pastoral traz. Entendemos que não e atitude cristã negar os conflitos que nos rodeiam, mas estes se tornam um imperativo para que sejamos unidos, fontes de superação através da prática e do testemunho, inspirados na vida e práticas de Jesus Cristo.
Queremos deixar uma palavra de alento e esperança a todas as pessoas empenhadas e comprometidas com uma verdadeira pratica pastoral. Nunca fomos tão desafiados e impulsionados a sermos sinal e esperança do Reino de Deus no mundo, por meio do nosso empenho por um mundo de mais fraternidade.
Permaneçamos animados, na certeza de termos a força e inspiração da Trindade, possamos quiçá realizar-nos como cristãos, realizando também os desígnios de Deus, sendo fermento, sal e luz.
Trecho retirado do editorial.
Nesta edição você encontrará:
- O assunto é: Pastoral!, texto de Ir. inês Weber e Paulo Kempka
- A Bíblia na Pastoral, texto de Egon Schuster e Neuro Zambam
- Ação Pastoral do Interdiocesano Norte, texto de Pe. José Vilmar Dalla Costa
- Itepa e a Pastoral, texto da Equipe de Pastoral do ITEPA
- Comunicação: Um desafio Pastoral, texto de Claudir M. Zuchi e Sérgio Vigne
- Conflito Religioso e Práxis, texto de Pe. Elli Benincá
- Alguns Princípios da Igreja sobre a propriedade da terra, texto de Lis Helena Ronchi
- Avaliação ética da Nova Constituição (continuação), texto de Pe. Dino Ciotta
- Tu és o flagelo de Israel, texto de Pe. Nelson Tonello
- História da Igreja no Brasil: Crise da cristandade colonial (1755-1840), texto de Irene Zanette
- Pesquisa sobre religiosidade popular mariana, texto de Claúdio Almir Dalbosco
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 14
Mês/Ano: Maio/1989
Páginas: 56