VI Seminário da Pastoral da Saúde

VI Seminário da Pastoral da Saúde

Discípulos Missionários no Mundo da Saúde: A espiritualidade do agente

A Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades, sensibilizada com os recorrentes apelos advindos da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde, lançou-se, desde 2014, na missão de subsidiar a formação de Agentes da Pastoral da Saúde da Província Eclesiástica de Passo Fundo, realizando anualmente um Seminário centrado na temática do cuidado com a saúde e a relação desta com a espiritualidade. Dando-se continuidade à reflexão sobre o papel dos cristãos “Leigos e Leigas, “sal da terra e ‘luz do mundo’ (Mt 5,13.14), na Igreja e na Sociedade”, realizada com mais intensidade a partir de 2018, ano consagrado ao Laicato Cristão, organizadores e executores desses eventos e, especialmente desta VI edição, desejam fazer ressoar os apelos Evangélicos, os do Concílio Vaticano II e do Episcopado Latino Americano do cuidado com a vida.

Seguindo as linhas mestras traçadas pelo “Artesão” de Nazaré que acolheu os pequeninos (cf. Mt 10,42), deu de comer aos famintos (cf. Mc 6,34-44) e curou os doentes (cf. Lc 9,1-2), este VI Seminário espera se instituir como um chamado para que cada participante retome o propósito de prosseguir com criatividade na missão evangelizadora que lhe é própria na Igreja e no Mundo. Também espera fazer ressoar os apelos do Documento da V Conferência do CELAM, realizada em Aparecida no ano de 2007, em que se reafirmou que a Pastoral da Saúde é a resposta às grandes questões da vida, como o sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Nazareno. Assim, ao comprometer-se com a promoção, o cuidado, a defesa e a celebração da vida, a Pastoral da Saúde torna presente a missão humano-libertadora e salvífica de Jesus no mundo da saúde.

À luz desses princípios teológico-pastorais, o VI Seminário da Pastoral da Saúde, com renovado espírito missionário de uma “Igreja em saída”, propõe o aprofundamento da reflexão-ação para a evangelização no mundo da saúde, como uma opção preferencial para o revigoramento do cuidado preventivo com a saúde dos mais pobres, participando, assim, da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.

Data: 31 de maio e 1º de junho de 2019
Local: Itepa Faculdades – Rua Senador Pinheiro, nº 350, Bairro Rodrigues, Passo Fundo/RS
Púbico Alvo: Agentes de Pastoral, Profissionais da Saúde, Membros de Conselhos de Saúde, Acadêmicos do Bacharelado em Teologia e dos Cursos de Saúde, Serviço Social e Educação e outros interessados.

Inscrição:

Os participantes são convidados a contribuir para custeio do seminário de acordo com sua disponibilidade.
As inscrições para o Seminário e para as Oficinas poderão ser realizadas em dois momentos:
1) até o dia 31/05/19 pelo e-mail secretaria@itepa.com.br;
2) na abertura do Seminário, dia 31/05/19, das 18h30min às 19h e no dia 01/06/19, das 8h às 8h30min

Certificado
Os que desejam receber certificado pagarão R$ 10,00

Coordenação Geral

Prof. Pe. Ivanir Antonio Rodighero;
Profª Selina Maria Dal Moro;
Equipe Executora: Acadêmicos do 3º ano do Bacharelado em Teologia