Quando nosso caminho de oração é autêntico?!

espiritualidade da oração
A misericórdia é a chave do Céu...

O nosso culto “agrada a Deus, quando levamos lá os propósitos de viver com generosidade e quando deixamos que o dom lá recebido se manifeste na dedicação aos irmãos”, escreveu o Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate – sobre o chamado à santidade no mundo atual.
Pela mesma razão, prossegue o Papa, “o melhor modo para discernir se o nosso caminho de oração é autêntico será ver em que medida a nossa vida se vai transformando à luz da misericórdia. Com efeito, a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos. (…) A misericórdia é a chave do Céu”.
O relacionamento pessoal e amoroso com Deus através da oração, da união com Ele, da leitura do Evangelho – nos ensinaram muitos santos – não podem diminuir a paixão e a eficácia da dedicação ao próximo; antes o contrário… Portanto, “não é saudável amar o silêncio e esquivar o encontro com o outro, desejar o repouso e rejeitar a atividade, buscar a oração e menosprezar o serviço. Tudo pode ser recebido e integrado como parte da própria vida neste mundo, entrando a fazer parte do caminho de santificação. Somos chamados a viver a contemplação mesmo no meio da ação, e santificamo-nos no exercício responsável e generoso da nossa missão”.
Acolhendo estes ensinamentos do Papa Francisco, a Itepa Faculdades, no curso de Pós-Graduação em Espiritualidade, oferece a disciplina de Espiritualidade e Oração, ministrada pelos professores Rene Zanandrea e Mateus Danieli. Além disto, todos os dias é oferecido um momento comunitário de oração a fim de realizar a integração estudo e oração, conhecimento e escuta da Palavra de Deus.