Itepa conclui curso de teologia na Área Pastoral de Getúlio Vargas

A Itepa Faculdades concluiu o segundo curso de extensão em teologia na área pastoral de Getúlio Vargas. O curso teve início em março do ano passado e foi concluído neste último dia 29 de novembro, totalizando 276 horas/aula. Os 46 concluintes da extensão de teologia de Getúlio Vargas são oriundos das Paróquias daquela área pastoral que abrange os municípios de Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Estação, Erebango e Ipiranga do Sul, além de algumas alunas de Sertão. As aulas foram ministradas no centro catequético da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas.

A celebração de encerramento realizou-se nas dependências da Paróquia Imaculada Conceição. Junto à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, pátio interno da prefeitura municipal, iniciou a celebração onde os participantes foram acolhidos e caminharam em procissão com imagem da Imaculada Conceição cantando, rezando e carregando faixas que expressavam as diversas pastorais, prosseguindo até a Igreja Matriz. Esta celebração também dava início à novena de preparação à festa da padroeira da paróquia e do município de Getúlio Vargas. Havia bom número de fieis da comunidade, além dos alunos concluintes e amigos e familiares convidados. A celebração foi presidida pelo Pe. Clair Favreto (coordenador da etapa), e concelebrada pelo Pe. Jair Carlesso (coordenador das extensões do Itepa), pelos padres Agostinho Dors e Isalino Rodrigues e o diácono João Baideck de Getúlio Vargas e os padres João Dirceu Nardino e Maximino Tiburski de Estação.

Em sua homilia, Pe. Clair ressaltou alguns aspectos das leituras do dia contextualizadas na catequese da última semana do Tempo Comum, bem como o sentido de estudar teologia, destacando a importância do estudo para conhecer mais os desígnios de Deus e qualificar a ação evangelizadora nas comunidades. Agradeceu a todos os que se empenharam e incentivaram a realização deste curso, principalmente os padres da área pastoral, ao Itepa pela dedicação e qualificação dos professores, às secretárias e coordenadoras locais Gladis Giongo e Shirlei Teresinha Hubler Olucoski pela organização, parte técnica, controle de presenças e tantas outras atividades.

Após a celebração da comunidade, Pe. Agostinho falou em nome dos padres da área pastoral, Pe. Jair Carlesso agradeceu em nome do Itepa e alguns concluintes manifestaram seus agradecimentos e homenagens aos familiares, aos professores, à direção do Itepa e aos padres presentes.

Em seguida foram chamados os concluintes e entregues os certificados pela parte do Itepa e uma mensagem e “mimo” pela coordenação do curso.

A “formatura” teve sua conclusão no centro de eventos da paróquia com um jantar de confraternização entre os concluintes, familiares e amigos convidados.

 

Pe. Clair Favreto.