Celebrando o mês da Bíblia

Na liturgia da Igreja, setembro é denominado o mês da Bíblia. Para aprofundar neste ano, a CNBB escolheu o livro da Sabedoria. Este livro mostra a vida em sociedade, através de suas máximas, ensinando o bem viver em harmonia. O tema escolhido foi: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”. E o lema: “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6a).

Essa celebração encerra no dia 30 deste mês, com a memória de São Jerônimo, presbítero e doutor (342-420), um dos maiores doutores da Igreja e venerado como patrono dos biblistas. São Jerônimo pôs seus talentos a serviço do papa Dâmaso. Nascido na Dalmácia viveu os últimos 35 anos em Belém, na oração, na penitência e nos estudos bíblicos, o que veio a resultar na Vulgata, ou seja, a Bíblia traduzida na língua do povo, o latim. Vulgata deriva de vulgo, o povo menos culto da época.

Árduo foi o trabalho para que a Bíblia ganhasse a organização tal e qual tem na atualidade. Também sob inspiração do Espírito Santo surgiram valiosos instrumentos que ajudaram balizar a interpretação das Escrituras: Providentissimus Deus – Pio XII; Divino Afflante Spiritu – Pio XII; Instrução sobre a verdade histórica dos Evangelhos; Dei Verbum; A interpretação da Bíblia na Igreja – Pontifícia Comissão Bíblica; O povo judeu e suas sagradas Escrituras na Bíblia Cristã – pont. Comissão Bíblica. E por último a Verbum Domini – papa emérito Bento XVI. Para além do encargo da Igreja interpretar a Sagrada Escritura como autêntica Palavra de Deus, é fundamental a contribuição não só dos teólogos, mas também cientistas e historiadores que dão seu contributo para um melhor entendimento das mesmas.

Na atual conjuntura sócio-política e cultural vivenciam-se injustiças revestidas com as mais diversas formas, desde a marginalização dos mais pobres e indefesos, o descaso com a saúde, com a educação e a negação dos direitos dos trabalhadores. Neste contexto pós-moderno há espaço para a profecia, embasando-a nas Sagradas Escrituras, uma vez que estas podem nos ajudar a contemplar os planos do Senhor para que testemunhemos através de palavras e ações os seus ensinamentos.

 

Elizeu Lisbôa Moreira
Acadêmico do 4º ano de Teologia da Itepa Faculdades.