Dom Silvio inicia sua missão como Bispo de Vacaria

Foto: Equipe de Comunicação da Catedral N. Sra da Oliveira

No último domingo, 05 de agosto de 2018, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, a Diocese de Vacaria acolheu seu novo bispo, Dom Silvio Guterres Dutra. A celebração, que lotou a Catedral diocesana, contou com a presença de diversos bispos e padres do estado, caravanas das diversas paróquias que compõem a Diocese e dos locais por onde Dom Silvio atuou nos seus quase 25 anos de sacerdócio e representantes da Itepa Faculdades.

Dom Silvio Gutteres Dutra, nasceu em Encruzilhada do Sul no dia 6 de junho de 1966. Foi ordenado presbítero em 1993, na cidade de Charqueadas, mesma cidade que recebeu sua ordenação episcopal, em 22 de julho de 2018. O então padre Silvio pertencia ao presbitério de Porto Alegre e era Reitor do Seminário Nossa Senhora da Conceição de Viamão, cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Fez Mestrado em Teologia Pastoral junto à Universidade Lateranense, em Roma. Em seu ministério foi professor de Teologia Pastoral, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Para a homilia da missa que marcou o início de sua missão na Diocese de Vacaria, Dom Silvio, convidou o padre Ivanir Antonio Rampon, padre da Arquidiocese de Passo Fundo e professor da Itepa Faculdades. Dom Silvio Guterres Dutra é membro do grupo de pesquisa Espiritualidade e Estudo (re)vivendo Dom Helder Camara, coordenado pelo Padre Rampon.

Dom Silvio destacou a importância da Itepa Faculdades, afirmando a necessidade de valorizá-la como grande referência de formação para a região. O novo Bispo da Diocese de Vacaria, em sua fala ao final da celebração, agradeceu a Deus por tê-lo acolhido entre os seus filhos, no batismo, e por tê-lo chamado ao ministério ordenado; agradeceu a  todos aqueles que contribuíram para a edificação da Igreja particular de Vacaria, em especial os bispos eméritos Dom Irineu Gassen e Dom Orlando Dotti; aos padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, vocacionados, comunidades, lideranças, homens e mulheres de boa vontade. Por fim, deixou um pedido/compromisso a todos os presentes: “me ajudem a ser um bom bispo e eu serei um servidor incansável de cada comunidade e de cada diocesano. Que juntos possamos dar continuidade a história de fé destas terras e dar nossa eficaz colaboração para um mundo mais justo e fraterno. Que Nossa Senhora da Oliveira interceda por nós, nesse novo tempo no qual caminharemos juntos, como povo de Deus”.

Veja mais fotos aqui.