Dom Silvio: “Por causa do Evangelho de Jesus Cristo”

Nomeado pelo Papa Francisco para ser o próximo Bispo de Vacaria, Monsenhor Silvio Guterres Dutra será ordenado Bispo no próximo domingo, 22 de julho, no Ginásio dos Metalúrgicos, em Charqueadas – RS, às 15horas. Já no dia 5 de agosto iniciará a missão em Vacaria, durante a Santa Missa, na Catedral Nossa Senhora de Oliveira, às 15h.

O Monsenhor Silvio escolheu como lema episcopal “Por causa do Evangelho de Jesus Cristo”. Segundo o futuro bispo, a escolha do tema revela a centralidade do Evangelho de Jesus Cristo na vida e na espiritualidade do ministro ordenado: “Por causa do Evangelho vale a pena consagrar-se e doar a vida”, afirmou. Citando a Exportação Apostólica Evangelli Gaudium nº 11, comenta que sempre “que procuramos voltar a fonte e recuperar o frescor original do Evangelho, despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual”. Por isso, como dizia o Bem-Aventurado Carlos de Foucauld, “voltemos ao Evangelho… Se não vivemos o Evangelho, Jesus não vive em nós”…

Silvio Guterres Dutra pertencia ao presbitério de Porto Alegre e era Reitor do Seminário Nossa Senhora da Conceição de Viamão. Também é integrante da Família Espiritual de Carlos de Foucauld e do Grupo de Espiritualidade e Estudos Re-Vivendo Dom Helder Camara.

O bispo Ordenante será Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Os Co-Ordenantes serão Dom Jacinto Bergamann, Arcebispo de Pelotas e Dom Irineu Gassen, Bispo Emérito de Vacaria. Outros Bispos – entre eles Dom Rodolfo Webber, Arcebispo de Passo Fundo – e dezenas de presbíteros, outras lideranças eclesiais e integrantes de comunidades estarão presente na ordenação e na Missa de início da missão em Vacaria.

A Itepa Faculdades parabeniza e deseja que Dom Silvio tenha muitas realizações na nova missão.