Cursos de Extensão em Teologia encantam Leigos e Leigas

Reflexão produzida pelos participantes no curso de Teologia em Casca.

Atendendo ao desejo de Leigos e dos apelos do ano dedicado a eles, a Arquidiocese de Passo Fundo vem oferecendo formação teológica na modalidade de extensão em diversas regiões, através da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdade. Esta formação visa capacitar os Leigos e atende à proposta da Igreja de consolidar-se como uma Igreja em saída, ou seja, uma Igreja que, a exemplo de Jesus Cristo, vai ao encontro dos mais necessitados. O projeto visa ainda ao amadurecimento da fé cristã, da qualificação da ação evangelizadora e da promoção da cidadania. Assim como em outras áreas pastorais, na área de Casca, o curso de extensão acontece de março a novembro ao longo dos anos 2018 e 2019, num total de 284 horas presenciais. Envolve agentes de pastoral das Paróquias: São Luiz Gonzaga de Casca; Santo Antônio de Gentil e de Evangelista e  São José de Montauri . O curso é coordenado pela Professora Selina Maria Dal Moro. “O projeto de estudo é urgente para que os cristãos saibam dar as “razões” da esperança diante de tantos desafios do mundo atual”, afirmou o Diretor do Instituto, Pe. Ivanir Rodighero. Por isso, se faz urgente o aprofundamento da fé em vista de uma vivência espiritual baseada no seguimento de Jesus Cristo. Como consta no projeto formativo, o objetivo do curso é o de proporcionar “a construção de uma presença ativa e ética na Igreja e na sociedade e o desenvolvimento do espírito fraterno entre os sujeitos envolvidos no processo formativo, mediante o diálogo com o diferente”.

Currículo:
A Sagrada Escritura e os Documentos do Magistério da Igreja se constituem nas principais fontes curriculares principais, tendo como meta a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo e a formação de lideranças sócio-pastorais. Juntamente a estas fontes, são tratados temas atuais, para que os participantes nesses cursos possam encontrar respostas às questões que surgem na atualidade.

Abrangência:
Além dos cursos de extensão em Teologia que ocorrem nas seguintes regiões, Carazinho, Casca, David Canabarro, Getúlio Vargas, Machadinho, Não-Me-Toque e Sarandi, o Instituto oferece aprofundamento em Teologia, Bíblia e Pastoral em Passo Fundo, Tapejara, Erechim e Água Santa. Segundo o Pe. Ivanir Rodighero, Diretor do Itepa, “os cursos que o Itepa vem ministrando constituem-se  oportunidade da graça para os leigos, dentro do ano dedicado a eles e para aprofundar a fé de forma sistemática”. Todos estes cursos projetam o Instituto sendo que atualmente são atingidos mais de 600 pessoas, nas diversas regiões, lembra a professora Selina. Além do que foi citado, o Itepa oferece cursos de graduação e pós-graduação e especialização em espiritualidade.

Depoimentos de cursistas:
Apesar dos depoimentos que seguem terem sido colhidos junto aos cursistas de Casca, eles refletem as percepções e as convicções dos participantes nos demais cursos de extensão. Com a permissão de seus autores foram registrados neste site visando incentivar Leigos e Leigas Cristãos a se devotarem à sua formação teológica.

“Estou aprendendo coisas novas, para ser sal e luz do mundo, deixando a minha marca em cada palavra que profetizo e em cada aplicação que faço em minha vida sobre as lições que eu estou aprendendo”.  Yuri Gabriel Martins Goetz – 13 anos.

“Para mim o curso está sendo muito proveitoso, pois abre novos horizontes quanto ao entendimento sobre a palavra de Deus”. Ivete Bonafé Gayeski.

“O curso está muito bom, ajuda a refletir e conhecer a Bíblia Sagrada na caminhada, aumenta a sustentação da fé e proporciona outro sentido à vida. Também a gente conhece melhor as passagens descritas nas Escrituras”. Nelson Luiz Rabucka.

“O curso está ótimo! Para mim é uma oportunidade de estudar, entender e aprofundar mais a Bíblia, pois desde que foi escrita, ela continua atual…Um curso que nunca imaginei estar fazendo!  Com isso, me sinto mais segura na atuação pastoral”.  Maria Salete de Oliveira Ribeiro Meneguzzi.

“O curso de Teologia já era um sonho que eu alimentava há muito tempo. Como sempre estive envolvida nas tarefas de catequese e liturgia, sentia essa necessidade. O curso me proporciona a abertura de horizontes, clareia ideias e me faz absorver a Palavra sob outra percepção”. Beatriz Deon.