Dia Mundial do Meio Ambiente: Cuidando da Criação de Deus

No dia 05 de junho comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, gostaria de recordar a Encíclica Laudato Sí, no qual nosso querido Papa Francisco nos presenteou no dia 24 de maio de 2015, nos convidando à “conversão ecológica” e aos cuidados da casa comum. Francisco nos convida a proteger a criação e a construir um futuro melhor e mais justo para os excluídos da sociedade.

O primeiro lugar onde aprendemos os hábitos para a preservação da vida é na família. É em casa, com nossos pais, que conhecemos os valores cristãos e a conviver em sociedade. Aprendemos a usar corretamente as coisas, manter a ordem e a limpeza, respeitar o ecossistema local e proteger todas as criaturas.

É preciso também ter a visão de que uma verdadeira abordagem ecológica tende a se tornar uma abordagem social, integrando a justiça com os cuidados do meio ambiente. O jovens de hoje, por exemplo, têm esta consciência social e ambiental, pois os avanços da tecnologia e a internet possibilitam esta sensibilização que as gerações anteriores não tiveram. Muitos jovens lutam pelo meio ambiente e desafiam a sociedade a ter novos hábitos educativos para com o mesmo.

O Papa Francisco nos mostra como cuidar da criação através de pequenas ações, tais como: agasalharmo-nos mais e evitar ligar o ar condicionado; evitar o uso de material plástico e de papel; reduzir o consumo de água; separar os resíduos; cozinhar apenas o que razoavelmente se poderá comer; tratar com cuidado os outros seres vivos; utilizar transporte público ou partilhar um mesmo veículo entre várias pessoas; plantar árvores; apagar as luzes desnecessárias e dar graças a Deus antes e depois das refeições.

O Santo Padre também recorda na encíclica, o amor que São Francisco de Assis tinha com a criação e os seres vivos, de modo especial para com os pobres. Sua alegria era servir os necessitados e excluídos da sociedade. É a exemplo desse santo, que tanto amava a criação de Deus, que o Papa nos convida como criaturas a ter o mesmo amor e o cuidado com a casa comum, fazendo dessas atitudes um novo estilo de vida.

Laís Fátima Siqueira
Setor Comunicação – Daitepa