A construção do conhecimento implica num processo formativo que mobilize para o enfrentamento dos desafios que a sociedade lança para a teologia e a para a pastoral. Nessa perspectiva, refletir a prática seja ela teológica, pastoral ou social, requer fazer uma imersão no mundo da vida, na comunidade de fé onde estes aspectos se manifestam.
Para a Itepa Faculdades, o Estágio Pastoral Supervisionado (EPS), ocupa um papel central nessa dimensão, uma vez que sua finalidade é oportunizar a realização da prática pastoral/social, dispondo de um suporte teórico-metodológico que propicie a reflexão e a sistematização da ação, capacitando os acadêmicos em vista da efetiva participação das comunidades cristãs na promoção da cidadania. Nesse sentido, conforme a Resolução n. 1/2023 que regulamenta o Estágio Curricular nesta IES, o EPS objetiva:
“o aperfeiçoamento e a complementação da aprendizagem e o seu desenvolvimento em âmbito pastoral/social, profissional e cultural, devendo ainda: I – proporcionar a produção de novos conhecimentos prático-teóricos; II – incentivar o aprimoramento pessoal e profissional; III – vivenciar experiências práticas no locus da ação pastoral; IV – propiciar o desenvolvimento de atitudes profissionais, na utilização de instrumentos técnico-operativos de maneira ética e socialmente responsável”.
A fim de comprovação do cumprimento do Estágio, a Itepa Faculdades exige a apresentação e a realização, por parte do acadêmico, dos seguintes documentos:
I – termo de compromisso devidamente preenchido e assinado;
II – relatório semestral das atividades desenvolvidas, contendo o relato de 10 (dez) atividades, os registros descritivos de 2 (duas) destas, parecer avaliativo da Instituição Cedente, bem como da Instituição Acadêmica.
Abaixo os modelos dos documentos: