Pós-Graduação: estudo e vivência espiritual

A Pós-Graduação em Espiritualidade integra os estudos com momentos de oração, lazer, encontros…

Estudos
Houve uma introdução geral ao estudo da Teologia Espiritual. Refletiu-se sobre a espiritualidade a partir da Sagrada Escritura e da História da Espiritualidade. Reelaborou-se concepções referentes à dimensão espiritual e contribui-se com o bem comum através da valorização e do aprofundamento da espiritualidade.

Saudações e visitas
Diversos professores, estudantes das outras edições da Pós-Graduação e de outros cursos enviaram recados desejando bons estudos para esta “bela turma”. O grupo recebeu algumas visitas como a da Ir. Vera Continho, Coordenadora Regional das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora e de Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo e Presidente do Conselho de Administração do Itepa.

Ir. Vera recordou os tempos em que estudou aqui na Itepa: “foram momentos de muito proveito para a vivência e aprofundamento espiritual”. Recomendou a todos que prosseguissem com ânimo e alegria! Dom Rodolfo disse que é preciso estudar o ser humano de maneira integral e a espiritualidade é uma dimensão muito importante para a humanização. Também falou que, atualmente, há muitas possibilidades de acesso aos estudos, mas é preciso tomar cuidado com o fundamentalismo que pega algo “secundário e torna algo decisivo”. Ele agradeceu à Itepa Faculdades por oferecer este curso de desejou a todos “bons estudos!”

Orações
Todas as manhãs há momentos de oração organizadas pelos estudantes. Nestas faz-se a recordação da vida em que se reza fatos da realidade social e eclesial, bem como, o conteúdo estudado em cada disciplina. Uma vez por semana, ocorre a Celebração Eucarística.

Avaliações
São realizadas avaliações por disciplina com o intuito de que todos possam participar sendo sujeitos do processo formativo. Trata-se de uma experiência com estilo sinodal.

Integração
Desde o primeiro dia de aula houve um crescimento na integração. Criaram-se laços de amizade nos trabalhos em grupo, nas conversas e lanches durante o intervalo e na “noite de lazer” que aconteceu em 14 de janeiro de 2025, no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Segundo o estudante, Pe. Dalcinei Sacheti, “o deslocamento já teve um gesto de integração. A turma se organizou para que todos pudessem se deslocar, uns dando carona para outros e isso foi um aspecto bonito. No Seminário, o grupo visitou o Altar-Monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida e o espaço do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Enquanto uns ajudavam a preparar o alimento, que iria ser partilhado, outros organizaram grupos para jogar cartas. Pronto o jantar, para o qual também se contou com a ajuda da cozinheira do Seminário, Maria, e do seminarista Anderson Munari, partilhou-se o alimento, sempre com uma conversa informal, que ajudou para conhecer melhor uns aos outros, suas origens a motivações para a realização desta Pós-graduação, o que está gerando aproximação entre os pós-graduandos”.