Pós-Graduação: turma animada para o aprofundamento da Espiritualidade do Seguimento a Jesus Cristo

A primeira semana do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade foi marcada pelo bonito encontro de uma turma animada e disposta ao aprofundamento e à vivência da Espiritualidade do Seguimento a Jesus Cristo.

Os dias 6 a 9 de janeiro de 2025, foram dedicados para a disciplina de Introdução Geral à Espiritualidade, com o professor, Dr. Pe. Ivanir Antonio Rampon. A reflexão versou sobre o que é espiritualidade, as diferentes tipologias de espiritualidade (fuga-mundi, individualista, do Mercado, pós-moderna/mundanismo espiritual e do Seguimento a Jesus Cristo) que ampliaram a nossa percepção e questionaram a nossa vivência espiritual nos tempos atuais.

Entre as diversas tipologias espirituais, cinco são preponderantes na atualidade e buscam dar sentido e inspiração às vidas humanas. Podemos dizer que elas nos oferecem lentes diferentes para ver o mundo. Faremos um breve resumo de cada uma. A primeira lente, é a da espiritualidade fuga-mundi: cria uma dicotomia entre Sagrado (coisas de Deus) e profano (coisas do mundo), sendo o sagrado mais importante. Desenraiza as pessoas de uma visão integral e comprometida com a mudança social do mundo. A segunda, é a lente da espiritualidade individualista: a relação centrada somente entre a “pessoa e deus”, sendo o bem-estar individual o que importa; um mundo espiritual individualista ao seu “bel prazer”; um deus fabricado que atenda aos seus interesses. O sujeito não acolhe o Deus que se revelou, que é comunidade, é comunhão e que compromete nas relações solidárias com os demais seres.

A terceira, a lente da espiritualidade do Mercado – idolatra do Mercado e liga-se à lógica do consumismo: “consumir para existir, para ser feliz e enriquecer os grandes templos/catedrais do Mercado financeiro”. É alicerçada em uma visão de um deus que exige o sangue e suor, o sacrifício humano. Como consequência, ocorre a destruição da humanidade e da casa-comum. A quarta lente, é da espiritualidade pós-moderna: cultura hedonista do prazer a todo custo, sustentada pela aparência e pelos “likes” das redes sociais. Aproveitando o hoje, “carpe diem”, pois o amanhã pode não chegar ou ser pior! Com o slogan “goze e serás feliz!”.

A quinta lente, sendo a mais importante para nós – e que optamos – é a da Espiritualidade do Seguimento a Jesus Cristo, centrada no Projeto libertador de Jesus Cristo, com o acento profético encontrado no Projeto Espiritual de Jesus (4,18-19). Não se trata apenas de crer em Jesus, mas de crer como ele creu, associando-nos ao seu jeito de ser, a sua ética, a sua prática em defesa da Criação e da promoção da vida em toda a sua pluralidade de expressões, sobretudo dos mais fragilizados, gerando e fortalecendo o compromisso social-coletivo com os outros: com as pessoas, com a casa-comum, com a natureza, com a misericórdia, com a opção pelos pobres, com o diálogo interreligioso e na valorização das culturas. Buscando o bem-viver de todos e não apenas saciar a ganância de “alguns”, construindo assim, o Reino de Deus.

Nos dias 9 a 11 de janeiro os discentes, juntamente com o professor, mestre, Padre Jair Carlesso, percorreram algumas etapas do processo sócio-histórico-teológico da formação da Bíblia, sobretudo, do Antigo Testamento, com enfoque no Pentateuco e no Profetismo, na constituição da história do povo de Israel e no seu caminho de libertação como povo de Deus. À luz da Palavra de Deus, das raízes da fé cristã, fomos saboreando a presença amorosa de Deus na História, que alimenta a profecia, ilumina e gera esperança na Caminhada do povo. O profeta é aquela pessoa que “interpreta a vontade de Deus em circunstâncias concretas da vida de seu povo, denuncia e critica quando este se afasta do plano de Deus, anuncia e exorta à esperança quando se converte ou quando a situação de sofrimento reclama uma promessa de libertação” (Pe. Jair Carlesso). Diante disso, as disciplinas desafiaram os estudantes a realizarem projetos pastorais de evangelização que defendam e promovam a vida.

Passo Fundo, 14 de janeiro de 2025.

Ir. Ana Pereira de Macedo, Catequista Franciscana
Ir. Ricardo Demenech Fermo, Marista
Estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade 2025-2026
Itepa Faculdades

Foto: Arquivo Itepa Faculdades