Carta ao Menino Jesus
Querido Jesus menino, estás para “nascer de novo”?
Eu tenho um pedido para te fazer.
Eu te peço, Jesus, não nasça em Belém desta vez!
Vem nascer em Kiev, ou no Congo, ou na Faixa de Gaza, ou na Síria, ou em outro lugar arruinado pela guerra ou por causa do empobrecimento e da injustiça social…
Nesses lugares, Jesus, convoque uma de nossas moças para ser a tua mãe. Encontre um homem piedoso e justo para ser teu protetor na terra.
Não, não posso pedir isso a Jesus…
Já sei o que pedir!
Jesus, nasça na tua Igreja! Essa Igreja que está retomando e aprendendo um modo de ser mais aggiornada, mais aberta a todos, mais dinâmica, mais sensível ao teu Espírito; essa Igreja que quer ser sinodal.
Mas, onde? Em Roma?! Em Washington, DC? Em Londres? Em São Paulo? Em Porto Alegre? Em Passo Fundo? Talvez, não… Ah, como não pensei nisso antes: numa periferia!!! Mas, qual delas, se são tantas, e de tão angustiantes contornos…
Bem, vou pensar um pouco mais….
Jesus, eu poderia te pedir para nascer nos atuais processos de vida da Igreja, quem sabe?! Mas nós, como iremos te acolher?!
Para ser uma carta ao Menino Jesus, já está ficando muito longa… Só mais uma sugestão.
Por que não na família?! Eu sei que muitas famílias não saberiam como te acolher, ou fechariam as portas porque não querem ser incomodadas por um nascimento tão comprometedor. Muitas pessoas estão com o coração insensível por causa do consumismo e do mundanismo. Mas, há famílias que ficariam felizes em te acolher, Jesus. Talvez até pensem que não podem te dar a acolhida que mereces… Mas…
Enfim, Jesus, não sei mesmo como formular o meu pedido.
Uma última alternativa…
Jesus, nasça no coração das pessoas! E… se não te importar, começa nos corações que mais precisam de ti… E, por favor, não esqueça do meu coração!
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti!
(Autor Anônimo. Texto com modificações)
***
Feliz Natal e Abençoado Ano Jubilar de 2025!
Direção e Equipe Técnica
Itepa Faculdades