Colegiado Superior: reflexão e encaminhamentos

O Colegiado Superior da Itepa Faculdades esteve reunido nesta segunda-feira, 9 de dezembro, para a sua reunião ordinária que contou com dois momentos: de manhã aconteceu uma reflexão e à tarde foram feitos encaminhamentos para o próximo ano.

A reflexão contou com a assessoria do Prof. Pe. Dario Giuliano Bossi. Ele abordou quatro aspectos da conjuntura atual: a) as eleições municipais 2024; b) as eleições nos Estados Unidos; c) o Ano Jubilar; d) perspectivas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pe. Dario é Missionário Comboniano, com graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2000). Mestrando em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC Rio. Atualmente é assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora e da Comissão para Ecologia Integral e Mineração – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Entre os diversos aspectos, o assessor comentou sobre: a) a força do poder econômico nos resultados das eleições municipais (inclusive com monetização); b) o uso da “teologia da prosperidade” e o crescimento da “teologia do domínio”; c) a perspectiva de esperança que o Jubileu 2025 provoca: reconciliação, cuidado com a casa comum, cancelamento das dívidas, eliminação das escravidões (modernas)…

Após a conferência houve debates em grupos, seguido de um plenário com partilha das reflexões realizadas nos grupos e aprofundamentos realizados pelo assessor. Pe. Dario estimulou a Itepa a prosseguir com sua perspectiva teológica bíblica, profética, sistemática, espiritual e de acordo com magistério da Igreja, seguindo as orientações do Papa Francisco.

À tarde, houve encaminhamentos referentes aos Curso de Graduação em Teologia e da Pós-Graduação em Espiritualidade. Também foram apresentados os projetos dos Cursos de Extensão. Prosseguiu-se com as projeções para os Grupos de Pesquisa, as publicações e outros aspectos pedagógicos, administrativos e institucionais.

Finalizou-se com uma homenagem ao Coordenador Administrativo, Diego Dalmagro, que muito se dedicou em prol da Itepa Faculdades e que agora parte para estudos na Argentina. Foram-lhe dirigidas palavras de apreço e declamado o poema “Inquilinos do Tempo” de Benjamin Gonzáles Buelta.