Estágio Supervisionado é debatido na Itepa Faculdades

A importância da prática pastoral no curso de Teologia fez com que professores, formadores de seminários e supervisores de estágio pastoral realizassem um encontro para reflexão acerca da prática desenvolvida neste ano.

Anualmente se fazia um único encontro nos primeiros meses do ano letivo, com presença física, com indicações para a prática do estágio pastoral.

Neste ano sentiu-se a necessidade de uma nova partilha – das percepções pastorais nas realidades onde atuam os acadêmicos e supervisores de estágio – tentando perceber a incidência das atividades desenvolvidas naquelas realidades.

O padre Ari dos Reis, no aprofundamento as observações, comentou que nas práticas pastorais aparece a grande marca do testemunho. “É muito bonito quando as comunidades olham para o acadêmico com carinho por causa da partilha que faz. Igualmente o testemunho do supervisor de estágio é importante para o acadêmico e para a comunidade. Todos em processo de construção gerando protagonismos acolhendo-se mutuamente” são algumas facetas do estágio pastoral dos que se compreendem discípulos missionários na messe do Senhor.

Foto: Arquivo Itepa Faculdades/Encontro Supervisores de Estágio abril 2024.

Veja também: Itepa Faculdades realiza encontro de supervisores de estágio e coordenadores de pastoral