Falecimento da mãe do Pe. Jair Carlesso
Elida Carlesso, mãe do Pe. Jair, faleceu às 19h deste sábado, dia 10, festa litúrgica de São Lourenço Mártir, Patrono dos diáconos permanentes, no Hospital Beneficente São Leonardo de Três Arroios, em consequência de tumor no pâncreas, detectado há poucos dias em fase muito adiantada.
O velório foi realizado na capela mortuária do município, nos fundos da igreja Santa Isabel da Hungria da sede paroquial.
A missa de corpo presente foi celebrada naquela igreja na tarde deste domingo, dia dos pais, início da Semana Nacional da Família, presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, concelebrada pelo Pe. Jair e por outros 16 padres, com participação dos familiares, vizinhos e outros amigos da falecida da comunidade São José, Linha Anchieta, religiosas e membros da comunidade da sede paroquial.
No início da celebração, pessoa da família apresentou breve histórico da falecida.
A pedido do Bispo, a homilia esteve a cargo do Pároco local, Pe. Milton Lay Mattia. Iniciou-a lembrando que Deus escolhe pessoas para uma missão. Conforme a leitura da liturgia dominical, chamou o profeta Elias que, em dado momento se sentiu desanimado porque perseguido e marcado para morrer em consequência de sua fidelidade à missão. Prostrado no deserto, recebeu de um Anjo pão e água com a exortação de continuar pois tinha ainda um longo caminho a percorrer. Elida viveu uma grande e longa missão junto à sua família e à sua comunidade. Nunca deixou de participar ativamente das celebrações e atividades de sua comunidade. Ressaltou que Deus não só dá uma missão, mas dá também a graça para realizá-la. Por sua Palavra, orienta os vocacionados e vocacionadas. Pelo Evangelho do dia, Cristo se dá a si mesmo como Pão do céu para percorrermos a peregrinação da vida. Quem se alimenta deste Pão faz o bem. Elida assim o fez. Pessoa humilde, quieta, sempre pronta a ajudar os outros. Deu exemplo maravilhoso de amor à Eucaristia. Agradeceu a Deus por su testemunho.
No final da celebração, Dom Adimir externou condolências ao esposo, filhos e parentes de Elida em nome dele e da Diocese. Destacou o dom da vocação sacerdotal do Pe, Jair no seio da família de Elida. Motivou a todos a rezar sempre pelas vocações ao ministério ordenado.
Pe. Jair, antes de presidir a encomendação final, manifestou gratidão a todos pela presença no velório e na missa. Enfatizou os 62 anos de união conjugal de sua mãe e seu pai. Ela, totalmente dedicada à família, a seu esposo e filhos. Plenamente integrada na comunidade. Disse: entregamos nos braços de Deus aquela que ficará para sempre em nossos corações. Com o pai, os irmãos, o Bispo, os padres e familiares mais próximos do corpo da mãe, aspergiu-o e dirigiu as orações do momento.
Pe. Jair Carlesso é professor da Itepa Faculdades tendo também sido diretor desta instituição. A Itepa Faculdades solidariza-se com seu Devino (esposo), com o Pe. Jair e irmãos, demais familiares, parentes, amigos e com a Diocese de Erexim. Que o Senhor acolha a Elida no céu!
Dados biográficos de Elida
Nasceu no dia 26 de outubro de 1933, na Comunidade São Paulo, município de Gaurama, Paróquia de Três Arroios. Casou com Devino Carlesso no dia 05 de maio de 1962, portanto há 62 anos e 3 meses. Tiveram 4 filhos, dos quais o Pe. Jair é o primeiro. Os outros são Leni, casada com Lino Debastiani; Rui, casado com Lenice Sholl e Hélio. Sempre residiram na atual comunidade São José de Anchieta, Paróquia de Três Arroios.
Fonte: Diocese de Erexim
Imagens: Diocese de Erexim e Daitepa.