Assembleia Regional da Ação Evangelizadora

Nos dias 1º e 2 de junho de 2023 foi realizada a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, no CECREI, São Leopoldo/RS. As dezoito (Arqui)Dioceses do RS estavam presentes com seus representantes: os bispos, os coordenadores da ação evangelizadora, 1 ou 2 leigos, mais os representantes das pastorais, movimentos eclesiais em nível regional, organismos e Institutos de Teologia. Os professores Pe. Jair Carlesso e Pe. Ari Antonio dos Reis representaram a Itepa Faculdades.

No dia 1º/06, depois da oração inicial, houve a troca da Presidência do Regional. Assumiu como presidente Dom Leomar Antonio Brustolim, vice-presidente Dom Cleonir Paulo Dalbosco e como secretário, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. Na sequência, Dom Jaime Spengler, atual Presidente da CNBB e do CELAM, fez uma ressonância da 60ª Assembleia Geral da CNBB. Ressaltou que o CELAM tem por objetivos: formar para a sinodalidade; promover as pequenas comunidades, destacando a missão da IVC; conhecer a Doutrina Social da Igreja; e a escuta dos bispos e conferencistas episcopais. No momento, preocupa a situação do Haiti e da Nicarágua.

Por tema de reflexão foram tratadas algumas perspectivas para as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora – 2025. Fomos orientados por um texto, enviado previamente. O mesmo propõe refletir a pastoral nas linhas do Sínodo: comunhão, participação e missão. Resgata alguns sinais do nosso tempo, pois é em meio a tudo o que ocorre que somos enviados a evangelizar. Ressalta que necessitamos ir ao essencial. O espírito sinodal nos inspira a caminharmos juntos. Destaca a importância da comunidade e a conversão para a missão, o senso de pertença e a diocesaneidade. Evangelizar exige compromisso com o outro. Essa reflexão contou com a assessoria do Prof. Dr. Pe. Tiago de Fraga Gomes, da Diocese de Osório.

Em grupos, os participantes foram convidados a contribuir, orientados com as perguntas: Que outros elementos precisam ser considerados nas próximas DGAE? O esquema metodológico das DGAE 2019-2023 corresponde ao que precisamos no atual contexto? Ao que foram dadas muitas contribuições. Depois os participantes foram convidados, em grupos, a repensar o processo das reuniões/assembleias regionais: metodologia, tempo, conteúdo, interatividade. A tarde finalizou com a apresentação do livro “Realmar a Economia: A economia de Francisco e Clara” e com a celebração eucarística.

À noite do dia 1º/06 foi feito um encontro da Presidência com os coordenadores diocesanos. Foi uma conversa fraterna, de partilha das experiências das dioceses e das principais preocupações.

 O segundo dia da Assembleia foi marcado pelos encaminhamentos, sugeridos pelos participantes: continuidade da assembleia anual, passando a ser feita da sexta-feira à noite até o domingo ao meio dia; no próximo ano, será nos dias 31/05 a 02/06; manter as representações, com o acréscimo de um jovem de cada diocese. A Presidência fará os ajustes no Regulamento. A assembleia concluiu com a celebração eucarística presidida por dom Leomar Brustolin, e, na sequência, com o almoço.

Colaboração: Pe. Jair Carlesso

Fotógrafa: Victória Holzbach

Fonte: Ascom – Arquidiocese de Passo Fundo – Elisabete Gambatto