Na última quinta-feira (27), os acadêmicos da disciplina de Comunicação, da Itepa Faculdades, visitaram a Rádio e a TV da Universidade de Passo Fundo – UPF.
Organizada pelo professor, Dr. Regiano Bregalda, a visita faz parte do cronograma de estudos da disciplina, que tem por foco “compreender a comunicação como constituinte do ser humano, que, por sua vez, vai se formando no curso da vida, através do desenvolvimento das mais diversas capacidades humanas mediante sua inter-relação e interdependência consigo mesmo, com o outro e com o mundo”.
Na oportunidade, os acadêmicos foram recebidos pela jornalista e apresentadora Taís Rizzotto, que conduziu a visita. Na ocasião, além de conhecer a estrutura da Rádio UPF e da UPF TV, os acadêmicos puderam participar de uma roda de conversa com a jornalista Taís e com o comunicador Gerson Pont, que trataram sobre temas da atualidade na comunicação, como a propaganda eleitoral gratuita, o papel da comunicação via rádio e TV e os desafios do comunicador nos dias de hoje.
De acordo com o professor, “essa visita se constitui como um momento formativo singular”. As emissoras visitadas têm a característica de serem “canais com foco educativo, com ótima infraestrutura, oportunizando a socialização e divulgação da informação e do conhecimento em toda região”. Segundo o professor, “foi possível dialogar com os comunicadores da instituição sobre a dimensão ética que atravessa a comunicação e seus desafios na contemporaneidade. Para além disso, foi importante compreender que todos somos comunicadores e que a comunicação começa pela empatia, um traço estruturante da fé cristã”.
Para o acadêmico Rodrigo Isotton, seminarista da Diocese de Chapecó, “a visita à Rádio e TV UPF foi um momento enriquecedor”, por isso destacou a fala de um dos colaboradores, que indicava a “empatia como primordial para um profissional da comunicação, o que está acima até mesmo de uma boa técnica”. A acadêmica Eliene Honório, leiga catequista na Arquidiocese de Passo Fundo, também afirmou que “a visita foi muito enriquecedora, sendo um momento importante para conhecer dois veículos de comunicação de nossa cidade”. É belo, segundo Eliene, saber que “para comunicar bem é preciso vocação, o que faz até o olho brilhar”.
Essa já é a segunda visita realizada pelos acadêmicos no semestre. A primeira foi às rádios Planalto FM e Planalto News.
Texto: Renan Paloschi Zanandréa
Foto: Prof. Regiano Bregalda