Agora, pois, permanecem a fé,
a esperança e o amor, estes três,
mas o maior destes é o amor
(1Cor 13,13)
Encerrou na quarta-feira, dia 06/07/2022, a terceira etapa do Curso de Extensão, promovido pela Itepa Faculdades, Mulheres na Bíblia, com a celebração de ação de graças e envio.
O curso que foi assessorado pela biblista popular Silvia de Souza, do CEBI –Nacional, e coordenado por Mari Teresinha Maule, teve por metodologia a leitura popular da Bíblia, sendo utilizadas as ferramentas do diálogo e da participação.
Os objetivos do curso, foram desenvolvidos em três módulos, qual seja, no primeiro, recuperar e compreender os traços sócio-políticos e econômicos que incidiram, nos processos de renovação trazida pelo movimento de Jesus dentro do Judaísmo, e quais foram determinantes na construção do conceito de “ser mulher” na Igreja Cristã nascente. Com isso, descobrir a história das mulheres na trajetória do cristianismo, a partir da leitura popular da Bíblia, trocando experiências entre as participantes e com outras mulheres da história.
As participantes em avaliação deste primeiro módulo, afirmaram que passaram a conhecer a história das mulheres que fizeram parte do início da Igreja e perceberam o empoderamento das mulheres no decorrer dos tempos, especialmente na vida da Igreja. A convicção de que ocupação dos espaços depende do envolvimento na vida comunitária; sendo que os novos documentos escritos pelo Papa Francisco valorizam e incentiva o surgimento de vários ministérios às mulheres.
No segundo módulo, e a partir da leitura dos Evangelhos e Cartas, vislumbrou-se como se deu a construção da Igreja como “casa da mulher” e sua proposta missionária. Na avaliação desta etapa, as cursistas afirmaram que foi importante conhecer as Mulheres da Bíblia, mulheres que fizeram parte da história da vida de Jesus e que deixaram exemplos. Entenderam historicamente o papel das mulheres no projeto de Jesus e nos dias atuais. E, que vivenciar a realidade das mulheres naquela época, entusiasma a continuar aprofundando o estudo das mulheres, para conhecê-las na sua singularidade.
Já no terceiro módulo, procurou-se tomar a biografia de mulheres que se destacaram na construção da Igreja Cristã, observando o caminho percorrido por elas para viverem a sua fé. Atentando de como este percurso impactou na construção da Igreja e serviu de inspiração para as trajetórias das mulheres hoje. Os aspectos marcantes destacados foram que as trocas de experiências, as contribuições das colegas com muita coerência, evidenciaram a importância da mulher na caminhada da Igreja e o mais importante é o quanto a nossa sociedade continua com a visão machista.
Em ação de graças e glorificação, na celebração coordenada pela teóloga Célia Soares, foi manifestado pelas participantes que, “A nossa alma glorifica ao Senhor”:
Pelo dom da vida em comunidade; por suas filhas e filhos que entregam a vida por amor às pessoas excluídas; Pela vida das mulheres que nos antecederam na construção da Igreja povo de Deus! Pela resistência das mães mulheres da Igreja e hoje continuam sua caminhada. Pela oportunidade de participar desse curso, pelas experiências vivenciadas, pelos conhecimentos adquiridos e pela amplitude de visão do papel exercido pelas mulheres na vida da Igreja. Também pela consciência adquirida do meu papel na comunidade como MULHER. Por nós mulheres que geramos vida no riso na dor no calor materno das mãos do criador. Por colocar pessoas tão especiais em nossas vidas que nos ensinam, nos orientam, nos ajudam a ser melhores e a não desistirmos. Obrigada a todas vocês pelo carinho e atenção e em especial à Sílvia por me inspirar a ser uma mulher vibrante e melhor na caminhada rumo a Jesus! E a Mari por ser tão gentil, carinhosa e meiga para conosco! Gratidão!
Queremos manifestar a nossa gratidão em primeiro lugar a todas e todos que participaram das etapas deste curso: Mulheres no Antigo Testamento, Mulheres no Novo Testamento e as Mães da Igreja Cristã.
À direção do ITEPA que acreditou, promoveu e possibilitou a realização dos cursos os quais proporcionaram um novo olhar para o protagonismo das mulheres de hoje, a partir do olhar e estudo das mulheres na Bíblia e na história, fortalecendo assim a ação em prol dos mais necessitados e excluídos nas comunidades, e o que é de mais valia, a valorização pessoal de cada uma, na sua missão dentro da Igreja e na sociedade.
Concluímos, fazendo nossa, de parte da poesia apresentada na celebração, pelo diretor da Itepa Faculdades, Pe. Rogério Zanini:
Elas hoje não estão mais chegando, mas chegaram para ser.
Chegam nos cursos e pautam suas reflexões.
Chegam no mundo da política e defendem os pobres.
Chegam nas conquistas de direitos.
Chegam para lutar pela igualdade e respeito.
Chegam nas comunidades cristãs para exigir seu espaço nos ministérios.
Bendito seja as mulheres que chegaram perseverantes até o fim do curso.
Estão preparadas para anunciar o sol, a chuva e pão na mesa de todos.
Juntas vamos fazer a Igreja, a sociedade e o mundo transformar.
Vida plena o Evangelho ensina todos os dias a buscar.
Devemos proclamar para outras gerações como testemunhou Maria no seu cântico.
(MULHERES: ERA VERDADE – Pe. Rogério L. Zanini)
MARI TERESINHA MAULE.
“Altares nas casas”.