- Objetivos
a) Geral
Oportunizar formação teológico-pastoral a lideranças e pessoas interessadas em vista do amadurecimento da fé cristã, da qualificação da ação evangelizadora e da promoção da cidadania.
b) Objetivos específicos
Introduzir os principais temas da Teologia em vista de uma vivência espiritual baseada no seguimento a Jesus Cristo.
Incentivar a leitura, o estudo e o debate da Teologia para dar as “razões” da nossa esperança (1Pd 3,15).
Refletir sobre as grandes questões teológicas em vista de uma presença evangelizadora ativa e ética na Igreja e na sociedade.
Buscar, nos fundamentos bíblico-teológicos, respostas às interrogações do contexto em que estamos passando.
Criar condições, através da leitura e da reflexão, para que o leigo/a tome consciência de seu lugar na Igreja e na sociedade, como sujeito, discípulo missionário e cidadão do mundo em vista de uma ação transformadora.
Crescer humanamente, no espírito fraterno e no diálogo com o diferente.
- Justificativas
O contexto atual apresenta inúmeras situações que desafiam a vida e a missão da Família, da Escola, da Igreja e do Estado, instituições fundamentais da sociedade.
Vivemos num contexto marcado por grandes e rápidas mudanças, que atingem a todos ao mesmo tempo e influenciam profundamente a vida, as relações e as organizações. Nenhuma geração da história visualizou tantas mudanças como a nossa!
O fenômeno da urbanização é outra marca de nosso tempo. A sociedade atual, definitivamente, deixou de se guiar pelos princípios da vida rural e passou a orientar-se pela cultura e pelas “lógicas da cidade”.
A região de abrangência da Itepa Faculdades, o norte do RS, as Dioceses de Chapecó e Lages de SS, Palmas/Francisco Beltrão no PR, caracteriza-se, predominantemente, pela produção agropecuária e industrial; nos centros maiores, pelo setor de serviços, tais como o comércio, a educação, a saúde e outros. Nesse contexto de mudanças, o êxodo rural é uma das fortes marcas e, ao mesmo tempo, a luta da pequena propriedade rural para manter-se viável.
Vive-se a ditadura do presente acelerado, no qual o tempo é reduzido e condensado no gozo do prazer presente, havendo uma tendência em romper com o passado, entendido como ultrapassado.
A emergência do sujeito individual apresenta-se como nova característica do tempo atual. Em termos religiosos, vive-se num contexto marcado pelo pluralismo, havendo uma grande busca da religiosidade, porém numa perspectiva individualista e intimista, com um forte acento na teologia da prosperidade. Vê-se crescer o fundamentalismo. Nesta perspectiva, as pessoas pensam apenas para si mesmas e o outro, e principalmente o pobre, não é preocupação nesta forma de conceber a religião!
Outra característica a ser destacada é a grande influência da tecnologia e das mídias na vida das pessoas e da sociedade em geral, tendo uma grande força condicionante, mudando concepções, costumes, práticas e impondo novas orientações.
Juntamente com esses fatores, a Pandemia da Covid-19, presente desde março de 2020, está sendo a grande marca de nosso tempo. Além de levar muitas pessoas, desestabilizou todos os setores da sociedade. Diante desse quadro, assim se pronunciou o Papa Francisco: “À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e turbulenta. Demo-nos conta de estarmos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas, ao mesmo tempo, importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos necessitados de muito encorajamento” (Vida após a pandemia, 19). Ao mesmo tempo, essa tempestade da Pandemia está desmascarando as fragilidades e as falsas e supérfluas seguranças da sociedade moderna (20) – casa construída sobre a areia! Mesmo com a vacina, que trouxe segurança maior, ela nos faz pensar no que, realmente, deve ser prioridade em todas as dimensões da vida.
Estes e outros fatores apontam para a necessidade de uma ação evangelizadora planejada e realizada com profundidade, com “novos métodos, novo ardor e nova expressão” (São João Paulo II), e não de forma autoritária ou espontaneísta.
A Teologia, como ciência, contribui grandemente para o desenvolvimento integral das potencialidades humanas. O documento da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14) (Doc. da CNBB, 105) aponta para a necessidade dos leigos e leigas serem “sujeitos” na Igreja e no Mundo. A qualificação teológica é caminho de fundamental importância para esta finalidade.
O curso de Extensão em Teologia vem de encontro à grande necessidade de formação teológica, bíblica, litúrgica, pastoral… no contexto em que vivemos e cumpre uma importante função socioeducativa e evangelizadora.
- Organização do curso
a) Número mínimo de alunos: 50
b) Dia da semana: Sexta-feira, das 19:00 às 22:00 horas
c) Período das aulas (cada noite de aula equivale a 4 h/a):
– 2022: 37 noites de aula – de 4/3 a 25/11 > 15/4: sexta-feira Santa; 22/7 Férias
– 2023: 36 noites de aula – de 3/3 a 24/11 > 14/4: Sexta-feira Santa; 21/04: Tiradentes; 21/07: Férias;
– Total: 73 noites de aulas com 292 h/a presenciais
d) Proposta de Disciplinas e carga horária:
Introdução ao Pensamento Teológico……………………………….. 08 h/a
Estudo bíblico I: Antigo Testamento………………………………… 24 h/a
Estudo bíblico II: Evangelhos Sinóticos……………………………. 20 h/a
Estudo bíblico III: Evangelho de João………………………………. 16 h/a
Estudo bíblico IV: Atos dos Apóstolos e Cartas…………………. 16 h/a
História da Igreja……………………………………………………………. 12 h/a
Eclesiologia…………………………………………………………………… 16 h/a
Ensino Social da Igreja…………………………………………………… 12 h/a
Escatologia…………………………………………………………………… 12 h/a
Deus Uno e Trino………………………………………………………… 08 h/a
Graça…………………………………………………………………………. 16 h/a
Direito Canônico…………………………………………………………. 08 h/a
Iniciação Cristã e Catequese…………………………………………. 08 h/a
Liturgia………………………………………………………………………. 20 h/a
Mariologia………………………………………………………………….. 08 h/a
Sacramentos……………………………………………………………….. 20 h/a
Teologia da Espiritualidade………………………………………….. 16 h/a
Organização pastoral……………………………………………………. 04 h/a
Cristologia…………………………………………………………………… 08 h/a
Temas contemporâneos (TC) ……………………………………….. 24 h/a
– Evangelii Gaudium…………………………………………. 4h/a
– Laudato Si’……………………………………………………. 4h/a
– Amoris Laetitia………………………………………………. 4h/a
– Sinodalidade………………………………………………….. 4h/a
– Juventudes e evangelização……………………………… 4h/a
– Fratelli Tutti…………………………………………………… 4h/a
Atividades Complementares (AC) ………………………………….. 16 h/a
– Abertura do curso (04/03/2022)………………………….. 4 h/a
– Avaliação e celebração do I Ano (25/11/2022)……… 4 h/a
– Avaliação final do curso (17/11/2023)…………………. 4 h/a
– Celebração final (24/11/2023)…………………………….. 4 h/a
e) Local do curso: Seminário Nª Srª de Fátima – Erechim
f) Área de Abrangência: Diocese de Erexim
g) Coordenação:
– Pe. Clair Favreto e Pe. Jair Carlesso
h) Investimento: 9 parcelas de R$ 95,00 (março a novembro de 2022)
9 parcelas de R$ 95,00 (março a novembro de 2023)
i) Início das aulas: 04 de março de 2022