Alimentando nossa espiritualidade

Nessa quinta etapa do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade, estudamos um forte inspirador para a nossa espiritualidade, que é Dom Helder Camara. O Papa Paulo VI definiu seu grande amigo como “místico, poeta, grande homem para o Brasil e para a Igreja, incapaz de odiar, que prega a justiça e a paz”.

Dom Helder alimentava sua espiritualidade através de vigílias diárias, da Santa Missa e da unidade com Cristo em seu agir.

Ele nos inspira a buscar a liberdade espiritual, porque – como estudamos – ele era livre consigo e com Deus. Não foi apenas um profeta, mas sim, um forte animador da profecia. Considerava todos como amigos e irmãos e perdoava de coração àqueles que o atacavam e menosprezavam.

Era devoto dos anjos e, estes lhe permitia ter uma visão mais profunda da realidade – crítica – pois os anjos olham o mundo a partir do coração de Deus, e não da visão dos interesses injustos dos grupos privilegiados.

Perfilhar o caminho espiritual de Dom Helder é tê-lo como irmão de caminhada e “Pai Espiritual”. É buscar seus sonhos e utopias e fazê-los avançar na contemporaneidade; é vê-lo como uma raiz que fornece a seiva para nossa espiritualidade e da Igreja.

Ir. Carine A. Benachio

Ir. Diana F. Pinheiro

Ir. Mariana M. Recai

Ir. Natacha de O. Silva

Ir. Thais da S. Barbosa.