Terminou no último dia 26 de outubro o curso de IVC organizado pela Itepa Faculdades que contou com aproximadamente 180 participantes de muitos lugares do Brasil. A formação teve como objetivo refletir o seguimento a Jesus tendo como ícone bíblico o texto dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Os encontros contaram também com mais de 20 assessores que ajudaram no aprofundamento de sete passos dos Discípulos de Emaús. As grandes balizas, ou momentos do itinerário, ficaram assim descritas.
1) O encantamento dos discípulos/as no seguimento a Jesus (3 encontros);
2) As dificuldades e o desencanto da opção dos discípulos/as a partir de Lc 24,13-35 (3 encontros);
3) “O caminho se faz caminhando” (3 encontros);
4) A Palavra de Deus que faz “arder o coração” (4 encontros);
5) A Eucaristia como o lugar de reconhecer Jesus ao partir o pão (5 encontros);
6) O projeto da missão: voltaram alegres para anunciar o Reino de Deus (5 encontros);
7) O sentido do desaparecer para perceber que Jesus está na vida dos discípulos (5 encontros).
Segundo os participantes, foi uma experiência muito valiosa e enriquecedora. Fez aumentar o brilho nos “olhos”’, “aquecer” o coração e o tornar os “pés” mais leves no caminho da missão. O povo levou a sério e se tornou visível o processo de amadurecimento das pessoas no decorrer do itinerário formativo. Louvado seja que sempre mais a Igreja invista na formação cristã, no sentido de cultivar a mística e a paixão pelo seguimento de Jesus, de olhos abertos e mãos generosas/solidárias.
Este caminho foi avaliado que precisa continuar, o que está muito de acordo com as alegrias e motivações provenientes do querido Papa Francisco, quando lembra que “a formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral” (EG 102).
Queremos manifestar, em nome da coordenação da Itepa Faculdades, nossos sinceros agradecimentos e louvar o esforço e dedicação das pessoas que participaram e ajudaram na realização deste curso de Iniciação à Vida Cristã.
“É graça divina começar bem.
Graça maior persistir na caminhada certa.
Mas graça das graças é não desistir nunca”
(Dom Helder Camara)