Os estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade da Itepa Faculdades estudaram, na disciplina de História da Espiritualidade I, ministrada pelo prof. Cleocir Bonetti, como os seguidores de Jesus viveram a espiritualidade nos primeiros séculos do cristianismo. Metodologicamente, o estudo foi dividido em quatro blocos:
1) A espiritualidade da casa: partiu-se do fato que Jesus Cristo atuou, também, nas casas e ali realizou o anúncio do Reino de Deus (perdoou pecados, compartilhou a mesa, realizou milagres…). Também o apóstolo Paulo escolheu a casa como um lugar privilegiado de viver a fé e como local de reunião das comunidades cristãs – Igreja doméstica. Nisto, foi feito uma relação com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizada da Igreja no Brasil (2019-2022) que utilizada a imagem da casa;
2) A espiritualidade do martírio: mostrando que os seguidores de Jesus foram perseguidos pelo Império Romano e outros poderes porque davam um o forte testemunho de fé no Deus do Reino. Então foi feito um adendo recordando os mártires de hoje da América Latina e de outros continentes;
3) A espiritualidade monacal: estudou-se aqueles monges e monjas do deserto, como Santo Antão, que vivendo na pobreza, na austeridade e no ascetismo davam testemunho seguimento a Jesus Cristo, que se fez pobre para nos mostrar o caminho da salvação. Enquanto integrantes da Igreja se afastavam das origens – da vida ética e austeridade dos tempos da perseguição – estes os monges e monjas reafirmam e testemunhavam com força a vida evangélica desprendida das ambições temporais;
4) A espiritualidade dos Santos Padres: fez-se alguns estudos da vida destes escritores e de textos destas pessoas de grande cultura que foram forjando, construindo e defendendo as verdades da fé e promovendo a liturgia, tendo como fundamento primeiro a Escritura. Não se pode, no entanto, esquecer das Santas Madres, como Santa Macrina e outras, que são pouco conhecidas e mencionadas, embora os novos estudos de Patrística e Patrologia ressaltam a sua influência na história da espiritualidade dos primeiros séculos de cristianismo.