O Evangelho de Lucas, nos mostra o que Jesus veio fazer. Ele veio trazer a salvação para nós, realizada no Mistério de sua encarnação, morte e ressurreição. É uma catequese que nos ensina e nos ajuda no processo, iniciação e de reiniciação da nossa fé. Ele nos ensina que Jesus dava instruções aos seus seguidores (discípulos) de como ajudar as pessoas através do discipulado, e nos ensinou a rezar efetivamente. Lucas nos diz que Jesus encoraja as pessoas a não se preocuparem com nenhuma necessidade nessa vida, mas confiar em Deus. Também afirmar fortemente que devemos nos arrepender dos nossos pecados. O Evangelho de Lucas, em sua unidade teológica e literária, nos apresenta o caminho profético e salvador, através do qual, Deus percorre com a humanidade, em primeiro com o povo da aliança, depois por meio de Jesus e das primeiras comunidades de seus seguidores, com cada geração, até a plenitude dos tempos. E Jesus usa parábolas (histórias) para ensinar lições importantes de como viver. Lucas descreve em detalhes importantes sobre o julgamento, crucificação e ressurreição de Jesus.
O Evangelho apresenta muitos fatos importantes e lições significativas sobre Jesus. Ele nos mostra claramente que Jesus é o Messias profetizando no Antigo Testamento, prova que Jesus é o Filho de Deus, que Ele tem autoridade completa sobre qualquer coisa desse mundo, incluindo o mal, a natureza, a morte, doenças, perdão dos pecados, bênçãos e autoridade de dar a vida eterna no céu. Lucas mostra de como era o nosso Salvador compassivo, pois Jesus não se sentia incomodado pelos pobres e necessitados, na verdade, eles eram o foco principal de seu ministério. Por isso que Lucas foca muito no valor que Jesus dá aos grupos desprezados pela sociedade como: mulheres, estrangeiros, pobres, doentes, e pecadores, normalmente essas pessoas não seriam consideradas dignas de se aproximarem de Deus, mas Jesus mostrou amor por todos.
Lucas é o evangelista que mais fala da salvação. A palavra de hoje, tem um lugar de destaque e quase sempre acompanhada a palavra salvação. Exemplo: Nasceu hoje um salvador, hoje a salvação entrou nessa casa… assim dá para entender que ao ler a Escritura, logo entendemos e atualizamos no hoje. A salvação é para aqueles que acolhem Jesus. Os Cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O Reino de Deus está próximo e o tempo fica cada vez, e a cada dia mais curto. O Evangelho nos mostra também que Deus não está alheio à situação do povo, Ele veio visitar seu povo, trazendo a salvação através de Jesus. Lucas transmite ricos ensinamentos sobre a misericórdia. Diz Jesus, “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”.
Jesus confiou uma missão aos discípulos, para pregarem, para que, a Palavra fosse anunciada. Hoje somos nós convidados e desafiados a percorrer o caminho de salvação realizada por Deus na história humana, que alcança nosso tempo, nos interpela, nos dá sentido à nossa vida, nos impulsionando nessa travessia. Mas para que aconteça a salvação, ao longo de nossa caminhada cristã, devemos seguir a pessoa de Jesus, seus gestos, valores, exigências, causa e destino com fé, amor, responsabilidade e perseverança, guiados pelo Espírito Santo.